Compartilho com vocês uma versão digital de Vitória-Régia lenda do folclore brasileiro. Esse conto brasileiro tradicional faz parte da Coleção Conta pra Mim. Nesse livro, a criança conhece a conhecida lenda que vem sendo transmitida de geração a geração. A coleção foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC), em cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Como ler para a criança? Você tanto pode salvar as páginas do livros em seu computador e imprimir para ler com as crianças, como pode ler a narrativa e contar a história a seus filhos. A ideia é viver um momento de contação de histórias em família, permitindo nossas crianças conhecer narrativas que fazem parte da nossa cultura.

A lenda da vitória-régia – Folclore Brasileiro

Conto brasileiro – Vitória-Régia lenda

vitoria regia lenda conto brasileiro 02

vitoria regia lenda conto brasileiro 03

Há muitos e muitos anos, em certas noites, a Lua, chamada Jaci pelos índios tupis-guaranis, aparecia com o seu esplendor para iluminar uma aldeia na Amazônia brasileira.

vitoria regia lenda conto brasileiro 04

Sabia-se que Jaci, quando se escondia atrás das montanhas, sempre levava consigo as jovens de sua preferência e as transformava em estrelas no céu.

vitoria regia lenda conto brasileiro 05

Acontece que uma moça da tribo, a guerreira Naiá, vivia sonhando com esse encontro, e seus olhos brilhavam quando pensava no grande dia em que seria convidada pela deusa Jaci. No entanto, os anciões da tribo alertavam:

vitoria regia lenda conto brasileiro 06

– Naiá, as moças são transformadas em estrelas depois que são tocadas pela formosa deusa. Não tem volta, Naiá!

vitoria regia lenda conto brasileiro 07

Mas quem conseguia convencê-la? Naiá queria porque queria ser levada pela Lua, para ser estrela no céu e brilhar ao lado de Jaci!

vitoria regia lenda conto brasileiro 08

Nas noites claras da floresta, ou quando apenas um pedacinho da Lua aparecia no céu, a índia sonhadora corria e implorava pelo toque de Jaci, sem nunca a alcançar.

vitoria regia lenda conto brasileiro 09

Naiá subia nos galhos mais altos das árvores ou pernoitava no cume dos morros silenciosos, na esperança de ascender ao céu pelo convite da deusa.

vitoria regia lenda conto brasileiro 10

Mas Jaci sumia na imensidão do céu, para depois ressurgir linda, redonda e brilhante. Enquanto isso, a jovem índia apenas definhava. Naiá já não sentia fome nem sede. E não havia pajé que a curasse do seu imenso desejo.

vitoria regia lenda conto brasileiro 11

Uma noite, tendo parado para descansar após longa caminhada, Naiá sentou-se à beira de um lago. Viu, então, na superfície, a imagem da deusa: a Lua estava bem ali, ao seu alcance, refletida no espelho d’água. Naiá, pensando que a Lua descera para se banhar, mergulho fundo ao seu encontro e se afogou.

Jaci, comovida com tão intenso desejo, quis recompensar o sacrifício da bela jovem índia e resolveu metamorfoseá-la em uma estrela diferente de todas aquelas que brilhavam no céu.

vitoria regia lenda conto brasileiro 13

Assim, Naiá foi transformada na “Estrela das Águas”, única e majestosa, que é a vitória-régia ou mumuru, como é chamada pelos índios tupis-guaranis.

vitoria regia lenda conto brasileiro 14

Conta-se que, por isso, as flores perfumadas e brancas da vitória-régia só se abrem à noite: uma homenagem à Jaci, deusa Lua. E, ao nascer do sol, as flores ficam rosadas, como o rosto da índia guerreira Naiá.

vitoria regia lenda conto brasileiro 15

Recursos para leitura de Vitória-Régia lenda folclórica

A versão digital da lenda conta, ainda, com uma proposta de leitura dialogada. Esse é um recurso que, aliás, deveria fazer parte de todas as leituras realizadas no ambiente familiar.

vitoria regia lenda conto brasileiro 16

História Infantil

Na seção História Infantil, conheça mais sobre o universo da leitura infantil. Há dicas de livros infantis, contos, fábulas, lendas, parlendas, poemas, literaturas de cordel… Além disso, dicas de recursos lúdicos para a contação de histórias. Todo um mundo de possibilidades para incentivar o gosto pela leitura na infância.  É uma oportunidade única de formar sua pequena biblioteca, selecionando livros infantis interessantes.


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta