O estudo de Ciências no 5º ano do Ensino Fundamental é uma etapa fundamental para a construção do pensamento crítico e científico nos alunos. Nessa fase, as crianças começam a explorar conceitos mais complexos, expandindo sua compreensão do mundo ao seu redor. As atividades de Ciências 5 ano são projetadas para serem tanto educativas quanto envolventes, incentivando a curiosidade e a exploração.
O se estuda em Ciências no 5º ano?
No 5º ano, os alunos mergulham em uma variedade de temas que abrangem as principais áreas da Ciência. Eles aprendem sobre o sistema solar e o universo, explorando os planetas e outros corpos celestes. A biologia é introduzida através do estudo dos ecossistemas, cadeias alimentares e a diversidade da vida na Terra. Os conceitos de física e química são apresentados por meio de estudos básicos sobre matéria, energia, estados físicos e misturas. Além disso, temas como saúde humana e higiene também são abordados, fornecendo aos alunos conhecimentos essenciais para o autocuidado. Logo, há uma multiplicidade de temas a serem abordados nas atividades de ciências 5 ano.
Temáticas de Ciências no 5º ano
Algumas dos temas para atividades de ciências 5 ano contemplam:
Astronomia: Terra e universo
Exploração do sistema solar, fases da lua, e eclipses.
- Planeta Terra
_ Características da Terra
– Globo terrestre
– Modelos da Terra
– Rotação terrestre
– Translação
– Planeta Terra por dentro
– Planeta terra por fora: solos, rochas e camadas
– Eixo terrestre
– Dia e noite
– Amanhecer e entardecer - Mapa-múndi
– Continentes
– Oceanos
– Mares
– Rios
– Lagos - Exploradores da Terra
– Grandes navegações
– Instrumentos de navegação
– Ímãs
– Bússolas
– Magnetita
– Pontos carteais: norte-sul, leste-oeste
– Latitude
– Longitude
– GPS
– Orientação - Instrumentos ópticos de observação do céu
– Espelho
– Lentes
– Telescópios
– Luneta - Céu noturno
– Estrelas
– Constelações (Órion e Três Marias, Cruzeiro do Sul, Escorpião)
– Bandeira do Brasil e constelações
– Lua
– Fases da Lua: lua nova, lua quarto minguante, lua quarto crescente, lua cheia
– Movimento aparente diário das estrelas
– Movimento aparente anual das estrelas
– Cartas celestes ou Mapas celeste - Sistema Solar
– Astronomia
– Astrônomo
– Sol
– Planetas do Sistema Solar
– Satélites
– Cometas
– Cinturão de astreoides
– Meteoroides
– Exoplanetas - Saúde do planeta Terra
- Tempo
– Medidas de tempo
– Sol como referência de tempo
– Calendário
– Estações do ano
– Fenômenos cíclicos
Água no planeta Terra
- Água na natureza
– Distribuição da água no planeta Terra
– Estados físicos da água
– Observação das mudanças de estado físico da água *
– Ciclo hidrológico
– As plantas no ciclo da água - Consumo da água
– Quantidade de água doce no planeta Terra
– Para que usamos a água?
– Hábitos de consumo
– Hábitos R’s: reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recusar
– Consumo de água nas casas
– Consumo de água na agricultura
– Consumo de água nas indústrias
– Consumo consciente de água
– “Água é vida”
– Recursos naturais: chuva, nuvens, geleiras, oceanos, rios, lagos - Água e sociedade
– Acesso da população mundial à água potável
– Escassez de água
– Tratamento de água e esgoto
– Como influenciamos o ciclo da água
– Declaração dos direitos da água
Ecologia e meio ambiente
Compreensão de ecossistemas, cadeias alimentares, e a importância da biodiversidade.
- Vegetação
– Arbusto
– Epífita
– Herbácea
– Árvores
– Plantas - Vegetação brasileira
– Pampas
– Mata Atlântica
– Caatinga
– Pantanal
– Cerrado
– Floresta Amazônica - Unidades de conservação
– Parques nacionais
– Exploração sustentável de recursos do ambiente
– Ecologia
– Conservação da paisagem natural
– Ação antrópica - Preservação ambiente
– Extração de matéria-prima e descarte de resíduos
– Sustentabilidade
– Feira de trocas no colégio
Ciências físicas
Introdução a conceitos básicos de física e química, como estados da matéria e misturas.
- Matéria
– O que é matéria?
– Propriedades gerais e específicas da matéria
– Boia ou afunda? *
– Densidade
– Por que os navios flutuam?
– Solubilidade dos materiais
– Materiais bons e maus condutores de solubilidade
– Dissolve na água? *
– Condutibilidade térmica
– Materiais bons e maus condutores de calor
– Esquenta rapidamente ou devagar?
– Condutibilidade elétrica
– – Materiais bons e maus condutores de eletricidade
– Conduz eletricidade? *
– Sinalização de segurança
– Magnetismo
– É atraído por um ímã? *
– Pescaria magnética - Misturas
– Mistura: água e óleo
– Transformações reversíveis
– Transformações irreversíveis - Lixo e reciclagem
– Lixo
– Reciclagem
– Materiais reciclados
– Coleta seletiva: plástico, PET, vidro, papel, papelão, alumínio
– Cooperativa de reciclagem
Problemas urbanos
Compreender conceitos referentes às paisagens urbanas, fontes de energia e poluição. Como uma série de fatores provocam problemas nas grandes cidades?
- Problemas nas grandes cidades
– Urbanização
– Poluição do ar: Tráfego de veículos, veículos automotores, motores a combustão
– Ilhas de calor
– Pavimentação
– Enchentes
– Escassez de áreas verdes - Fontes de energia “limpas”
– Fontes de energia
– Combustíveis fósseis
– Petróleo
– Carvão mineral
– Gás natural
– Usinas termoelétricas
– Usinas hidrelétricas
– Fontes de energias limpas
– Fonte de energia eólica
– Fonde de energia solar
– Biocombustíveis - Usina de Itaipu
Biologia
Estudo dos seres vivos, incluindo anatomia e fisiologia humanas.
- Sistema circulatório
– Coração
– Vasos sanguineos
– Artéria aorta
– Sangue
– Glóbulos vermelhos
– Glóbulos brancos
– Coágulo sanguíneo
– Célula - Sistema respiratório
– Nariz
– Traqueia
– Pulmões
– Alvéolos pulmonares
– Sangue
– Oxigênio
– Nutrientes - Sistema digestório
– Digestão
– Boca
– Esôfago
– Estômago
– Intestino delgado
– Intestino grosso
– Fígado
– Pâncreas
– Alimentos
– Nutrientes - Sistema urinário humano
- Sistema locomotor
- Sistema excretor
- Sistema nervoso
- Sistema endócrino
- Sistema reprodutor
- Por dentro do corpo humano
– Câmera escura
– Microscópio
– Raio-X - Seres vivos
– Vida na Terra
– Características dos seres vivos
– Biodiversidade
– Classificação dos seres vivos
– Animais vertebrados
– Animais invertebrados
– Bactérias
– Fungos
– Microorganismos: vírus e bactérias
– Reino dos vegetais
– Reino animal
– Ser humano
Saúde e higiene
Ensino de práticas saudáveis de higiene e cuidados pessoais.
- Atividade física
– Pulsação
– Batimento cardíaco
– Movimento respiratório
– Inspiração
– Expiração
– Ritmo cardiorrespiratório
– Energia
– Caloria
– Necessidade energética
– Alimentos - Alimentação saudável
– Alimentos saudáveis
– Rótulos de embalagens
– Análise nutricional
– Nutrientes
– Vitaminas
– Minerais
– Carboidratos
– Proteínas
– Gorduras
– Subnutrição
– Escorbuto
– Cálcio
– Vitamina C
– Pirâmide alimentar
– Hábitos alimentares
– Dieta
– Cardápios equilibrados
– Distúrbios nutricionais
– Cuidados necessários para preparo e conservação dos alimentos
– A merenda escolar
– Produção de alimentos em larga escalas - Medidas do corpo humano
– Obesidade
– Sedentarismo
– Hábitos promotores de saúde
– Gasto energético - Saúde auditiva e visual
– Ondas: luz e som
– Poluição sonora
– Poluição visual
– Cuidados de higiene auditiva
– Preciso de usar óculos?
– Para que servem os óculos?
– Doenças dos olhos - Estilo de vida saudável
– Atitude positiva
– Exercícios físicos
Por quê?
Curiosidades que surgem nesta etapa escolar:
- Quem sou eu?
- Como contamos o tempo?
- O que é um ser vivo?
- Como são as plantas?
- Onde os seres vivos habitam?
- Os ambientes podem ser mofados pelo homem?
- O que é o aquecimento global?
- Como podemos cuidar do meio ambiente?
- De que são feitos os objetos?
- Como usamos os objetos?
- De onde vem a sombra?
- O Sol se move no céu?
- Como os seres vivos se locomovem?
- Como percebemos o mundo?
- Como me comunico com o mundo?
Conclusão
As atividades de Ciências 5 ano do Ensino Fundamental são cruciais para desenvolver nas crianças um entendimento mais profundo e apreciativo do mundo natural e científico. Ao combinar teoria com atividades práticas, os alunos não apenas absorvem informações valiosas, mas também desenvolvem habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. Esta fase prepara os alunos para desafios mais avançados em Ciências, estabelecendo uma base sólida para o aprendizado futuro.