No 5º ano do Ensino Fundamental, as atividades de Língua Portuguesa assumem um papel ainda mais vital na jornada educacional dos alunos. Esta fase representa um período de transição e aprofundamento do conhecimento linguístico adquirido nos anos anteriores. As crianças estão preparadas para explorar aspectos mais complexos da língua, abrindo caminhos para uma compreensão mais refinada e uma expressão mais elaborada em Língua Portuguesa. As atividades de Português 5 ano apresentam desafios acerca de gêneros textuais, ortografia e gramática.
O que se estuda em Língua Portuguesa no 5º ano
Neste nível, os estudantes são introduzidos a conceitos mais avançados da língua. A ênfase é colocada não apenas na leitura e escrita, mas também na análise crítica e na produção textual criativa. Há uma maior atenção à compreensão de textos, ao enriquecimento do vocabulário e ao aprimoramento da gramática. O objetivo é fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para que se expressem de forma eficaz e adequada em diferentes contextos.
Principais temáticas de Português no 5º ano
Gêneros textuais
- Anotação
- Apólogo
- Artigo
– Artigo de divulgação científica
– Artigo de opinião - Biografia
- Canção
– Letra de Canção - Carta
- Conto
– Conto de enigma
– Conto de fadas
– Conto etiológico
– Conto de mistério - Crônica
- Debate
- Diário de campo
- Entrevista
- Folheto de propaganda
- Gráfico
- História em quadrinhos
- Mito
- Narração
– Narração esportiva
– Narrativa ficcional - Notícia
- Piada
- Poema
– Poema em versos
– Poema visual - Propaganda
- Rap
- Regras
- Relato
– Relato de viagem
– Relato autobiográfico - Reportagem
– Reportagem digital - Resenha crítica
- Texto dramático
- Texto expositivo
- Verbete
Gramática
- Formação de palavras
– Composição
– Derivação - Substantivo
– Concordância nominal - Adjetivo
- Pronome
– Pronome pessoal
– Pronome possessivo
– Pronome demonstrativo
– Pronome relativo - Verbo
– Verbo principal e verbo auxiliar
– Verbos – terminação em -AR
– Verbos – terminação em -ER
– Verbos – terminação em -IR
– Concordância verbal
– Tempos verbais
– Modos verbais
– Verbos regulares e irregulares - Advérbio
– Locução adverbial
– Expressões adverbiais - Preposição
– União de preposição com artigo
– Preposição e locução prepositiva - Frase e oração
– Sujeito
– Predicado - Conjunção
- Concordância: artigo, adjetivo e substantivo
- Discurso direto e discurso indireto
- Linguagem formal e linguagem informal
Ortografia
- Palavras com pronúncia igual
- Palavras semelhantes
- Polissemia
- Acentuação de palavras
– Oxítonas
– Paroxítonas
– Proparoxítonas
– Monossílabos tônicos - Terminações
– ESA/EZA
– ICE e ISSE - Abreviatura, siga e símbolo
- Crase
- Fonemas e letras
– C, Ç, S, SS, SC, SÇ, XC
– S, SS, Z, X, XC, C, Ç, CH - Usos do porque: POR QUE, PORQUE, POR QUÊ e PORQUÊ
- TEM e TÊM; VEM e VÊM
- VÊ e VEEM; LÊ e LEEM
- TRAZ, TRÁS e ATRÁS
- MAL e MAU
- Letra X
- Pontuação
– Diálogo
– Ponto final
– Uso da vírgula
– Aspas
– Parênteses
– Reticências