Geografia é uma disciplina fundamental que ajuda os alunos a compreender o mundo ao seu redor. As atividades de geografia 3 ano do Ensino Fundamental são elaboradas para introduzir conceitos básicos que formam a fundação para estudos mais avançados nesta área. É uma fase onde os alunos começam a explorar, de maneira mais estruturada, o espaço em que vivem, desenvolvendo uma consciência espacial e geográfica.
O que se estuda em Geografia no 3º ano
Neste estágio, o currículo de geografia concentra-se em familiarizar os alunos com conceitos básicos de geografia física e humana. O objetivo é proporcionar um entendimento introdutório de como diferentes elementos geográficos influenciam e moldam a vida humana e o ambiente. Esta compreensão inicial é crucial para que os estudantes possam, posteriormente, relacionar-se de forma mais significativa com temas mais complexos.
Principais temáticas de Geografia no 3º ano
Compreensão de mapas e localização
Mapas e globos
- Representações
– Visão frontal, vertical e oblíqua
– Bidimensionais e tridimensionais
– Planos de paisagem - Tipos de representação
– Formas da superfície da Terra
– Planta x Croqui
– Maquete
– Mapa tátil
– Mapa
– Globo
– Imagens de satélite - Noções de direção (norte, sul, leste, oeste)
- Continentes
- Oceanos
- Países e capitais
Ambientes naturais e humanos
- Paisagem
– Paisagens no bairro
– Tipos de bairro
– Elementos de paisagem
– Elementos naturais e culturais das paisagens
– Paisagens naturais (montanhas, rios, florestas, desertos)
– Paisagens modificadas por fenômenos naturais
– Paisagens modificadas pela ação humana
– Patrimônio histórico e natural
– Paisagens do campo e da cidade
– Animais de diferentes paisagens - Clima
– Temperatura
– Precipitação
Comunidade e sociedade
- Zona urbana (diversidade no cambo brasileiro)
- Zona Ruaral
- Meios de comunicação
- Meios de transporte
- Diversidade cultural
- Migrantes nas cidades brasileiras
- Povos indígenas
– Comunidades tradicionais
– Quantos indígenas vivem no Brasil?
– Terras indígenas - Comunidades quilombolas
– O que são comunidades remanescentes de quilombos?
– Como surgiram as comunidades quilombolas
– Atividades praticadas por quilombolas - Outros povos e comunidades tradicionais brasileiras
– Ribeirinhos
– Seringueiros
– Quebradeiras de coco babaçu
– Vazanteiros
– Vaqueiros
– Pantaneiros
– Caiçaras
– Faxinalenses - Matéria-prima
– Do que estão feitos os produtos?
– Tipos de matérias-primas
– Transformação de matérias-primas - Economia
– Economia local (tipos e trabalho, produtos locais)
– Extrativismo: extrativismo mineral, extrativismo vegetal, extrativismo animal
– Agricultura: impactos ambientais da agricultura; agricultura orgânica
– Pecuária: pecuária e tecnologia
– Artesanato
– Fábrica
– Mineração: impactos da mineração e desastres ambientais
– Exploração de petróleo: produtos derivados do petróleo; exploração de petróleo no Brasil
– Extração de madeira: exploração madeireira; usos da madeira
– Recursos naturais e fabricação de objetos
Sustentabilidade e conservação
- Qualidade de vida
- Água
– Usos da água
– Água e impactos ambientais
– Tipos de água
– Economia de água
– Saneamento básico
– Água, higiene e saúde
– Mapa das águas subterrâneas - Conservação ambiental
– Tipos de resíduos
– Tipos de poluição
– Geração desigual de resíduos - Importância da reciclagem e uso sustentável dos recursos
– Reduzir
– Reutilizar
– Reciclar
– Coleta seletiva
– Consumismo infantil
– Descarte irregular e inadequado de resíduos
– Materiais reciclados no Brasil
– Reciclagem de papel
– O que é aterro sanitário: importância do aterro sanitário
– Lixão: impactos ambientais de lixões; impactos do descarte irregular e inadequado de resíduos
– Compostagem