A capacidade criativa é algo inerente a nós humanos. Muitos estamos de acordo que as crianças são as mais criativas. Em sua ânsia por aprender mais sobre o mundo, explora sensorialmente o entorno e busca dar funcionalidades distintas a um mesmo objeto. Fato é que, também concordamos que, com o tempo, vamos matando essa habilidade criativa. Isso porque essa capacidade inata precisa de condições adequadas para poder se desenvolver. Somos responsáveis por fomentar a criatividade. Daí que desenhar espaços de jogos para exploração sensorial é uma importante ferramenta para o processo criativo.

Podemos favorecer o desenvolvimento do processo criativo ao criar propostas de jogo que propõem a experimentação de diversas linguagens. Nesta publicação mostro a vocês um desenho de espaço de jogo de construção que montamos para Laura.

Proposta de jogo para desenvolvimento do processo criativo

Em nossa casa, não apenas Laura, mas nós também somos apaixonados pelos jogos de Grimm’s. Já havia mostrado a vocês o arco-íris Waldorf, por muito o melhor brinquedo do mundo. A ele incorporamos alguns outros da mesma marca, tais como os cubos, os cones e os cogumelos. É incrível a qualidade da madeira, o trabalho de pintura, todos com tons naturais.

Propusemos à Laura um espaço onde as formas ficavam evidentes. Para isso estavam os semicírculos do arco-íris, os quadrados dos cubos, as semi-esferas do cogumelos, os cones. Completamos o cenário com os nins e os anéis e moedas de Grapat. Também todo um marco no mundo dos brinquedos.

Ao ver o espaço de jogo montado, Laura ficou louca. Não demorou um minuto para que começasse a colocar as mãozinhas e a cabeça para trabalhar.

Exploração sensorial das formas

Incrível como, ao desenhar esse espaço de jogo que permite a exploração sensorial das formas e cores, a criança aprende experimentando. Ela compara as formas e tira suas próprias conclusões. Por exemplo, Laura ainda tenta encaixar um cone sobre o outro. No momento se dá conta de que é impossível. Busca, então, empilhar uma torre com os cubos e se dá conta de que a base do cone pode ser colocada sobre uma das bases do cubo.

Enfim, devemos buscar ferramentas úteis para o desenvolvimento do processo criativo da criança. Podemos fomentar de distintas maneiras o uso da criatividade, permitindo-lhe manter viva essa chama até a fase adulta.

O tempo da atividade é indeterminado. Em casa deixamos a Laura livre para mover as peças e jogar. Ela fez torres, construiu e desconstruiu, moveu as peças pela casa, criou novas funcionalidades para elas…

Recomendamos que leia também os posts:

Deixo algumas imagens da atividade:

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Deixe Uma Resposta