Quinto dia de confinamento pelo Coronavírus. Lá se vão cinco jornadas completas dentro de casa com uma criança de 3 anos e meio cheia de energia. Então, vamos de férias. Isso mesmo. Furamos o confinamento montando o nosso acampamento de férias em casa. Ops… em casa? É isso mesmo! Mas quem disse que a casa não é um lugar divertido? Nem imaginam o que aprontamos por aqui.

No dia anterior, já havíamos contado à Laura qual seria o plano do dia. Ela acordou toda animada. Já pronta para brincar. Antes mesmo de montar o acampamento, decidimos preparar os itens necessários para bons exploradores.

De manhã

Começamos o dia fazendo um binóculo com dois rolos de papel higiênico. Esse é um objeto muito útil para levar ao ao acampamento de férias em casa. Laura decidiu pintar os círculos concêntricos de Kandinsky para estilizar o binóculo.

Depois, com um tubo de papel alumínio, Laura fez um telescópio. Apenas pintou o tubo de preto. Foi o suficiente para a brincadeira. Nós acampamos sempre no verão, então a pequena sabe muito bem que um telescópio é super útil à noite, pois nos permite ver a Via Láctea, as galáxias e os planetas.

Vejam tudo o que conseguimos ver com o telescópio já em funcionamento!

Pronto! Momento mais importante do dia: montar a barraca e preparar tudo. Laura ajudou em toda a organização: pegar cadeiras, acender as luzes, organizar os livros, tal como sempre fazemos quando montamos nosso acampamento real.

Laura decidiu que já era noite. Então era hora de preparar tudo para explorar com sua boa e velha lanterninha. Insetos começaram a aparecer perto da barraca.

Mas, de repente, fez-se de dia. Depois de uma noite especial, Laura se despertou para tomar o café. Comeu uns ovos deliciosos. Aqueles mesmos que ela tinha pintado no primeiro dia, se lembram?

Deu-se conta de que as filhinhas queriam que lesse contos para elas. Então, lá foi ela! Esteve um bom tempo lendo o livrinho do jogo Minha Torre Divertida. O outro livro era Barulhinhos no Jardim, da Usborne.

Bom, e vamos explorar o mundo dos insetos. Com as peças de um kit de insetos em miniatura, Laura pode explorar esse universo de distintas maneiras. Ao usar o binóculos se deu conta de que enfocava os insetos que estavam na planta. Foi uma maravilha ver como ela observava cada um deles.

Como fazer um binóculo de reciclagem

Cai a noite novamente. O céu está perfeito. Com o telescópio foi possível ver a lua e as estrelas.

Como fazer um telescópio com material reciclado

Antes do almoço, uma coelha esperta passou pelo acampamento de férias, comeu uma cenoura e deixou alguma mensagem em código morse escrito no quadro-negro.

Almoço terminado. Hora da sesta. Antes um livro muito legal: Meu primeiro Livro dos Animais, das Edições Usborne.

De tarde

Laura é uma criança bem tranquila, mas notamos que falta um pouco de atividade de mais movimento para que possa jogar fora a energia acumulada. Programamos, então, um caça ao tesouro em casa. Um sucesso! Super recomendável. Deixarei abaixo nossa proposta, espero que gostem! A cara de satisfação ao encontrar o tesouro já delata como se divertiu com essa brincadeira simples e rápida!

Como organizar um caça ao tesouro em casa

E já que estávamos no acampamento de férias, tentamos trazer algum elemento da natureza para a brincadeira. Lembram-se que no primeiro dia de confinamento, ainda voluntário, trazemos para casa uns galhos de árvore. Pois, com um pouco de linha, Laura teceu um bonito enfeite natural.

Deixo, também, o link dessa atividade para que possam fazer com as crianças em casa:

Bonito enfeite natural com galho de árvore

E vocês se lembram dos insetos em miniatura? No fim do dia, voltaram a ser alvo de observação da mini exploradora. Por si mesma, começou a fazer o pareamento entre as figuras em miniatura e as imagens do livro O Grande livro dos Insetos, de Yuval Zommer. Ela também usou o livro Meu primeiro livro dos animais, das Edições Usborne, quando se deu conta de que não encontrava algum no livro anterior, mas se lembrava que este tinha.

Notem como, à medida que foi pareando os insetos nos livros, tratou de enfileira-los do lado direito.

De noite

Eta dia mais largo! Três vezes se fez noite nesse dia. Mas, finalmente, era a noite real. Hora de entrar na barraca, contar histórias para os bebês. Uma noite tranquilíssima!

Depois de jantar e antes de dormir, lemos três livros. Deixo os títulos abaixo. Os dois primeiros são excelentes. O último só agrada a Laura mesmo!

Veja nossas publicações:

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Deixe Uma Resposta