O bom de brincar de pintar com seu bebê é que nós, como pais, também podemos usar nossa criatividade e desenvolver um monte de possibilidades de atividades, como pintar sem se sujar. O importante é que essa atividade de pintura vise a favorecer o desenvolvimento psicomotor de nosso bebê.

Nesta publicação, damos a sugestão de duas atividades de pintura sensorial sem sujar. Eu fiz com a Laura. Serve bem para trabalhar a coordenação motora. Mas, ainda prefiro a pintura que suja, pois a criança pode também explorar as texturas das tintas. Em nossa casa, realizei a atividade de pintura sem se sujar apenas uma vez. Laura curte mais ficar toda suja, tocar a tinta, sentir a textura.

Entendo que, para muitos pais, dá um pouco de coisa ver a criança se sujando. Ou, ainda, temem que acabe sujando as paredes da casa. O primeiro que nós pais temos que tirar da cabeça é o medo de que suje nosso chão ou nossa parede. É impossível ter criança em casa e evitar que sujem sofá, parede… só não sujam o teto porque está muito algo.

Ainda assim, se não consegui convencer você, aí vai uma boa dica para que seu filho aprenda as cores e viva, de um modo peculiar, a sensação de pintar.

Aqui sugiro duas variantes para o bebê pintar sem se sujar, ambas utilizando sacos zip lock para congelar.

Atividade de pintura – nossas dicas

1. Com tinta de dedos

Materiais necessários:

– Tinta de dedo não tóxica de várias cores

– Papel cartão ou qualquer folha mais grossa

– Saco de congelamento transparente com fechamento na borda

– Colher

Mãos à obra:

Sobre o papel cartão, com ajuda da colher, coloque vários grumos de tinta deixando espaço entre eles. Depois, coloque com cuidado dentro do saco de congelamento transparente. Voilà! Está pronta a brincadeira. Dê a seu filho o brinquedo. Deixe que ele experimente tocando e exprimindo a tinta, espalhando tudo.

Veja mais fotos da atividade:

Materiais necessáriosBlocos de tinta sobre papel cartão, colocado dentro de saco zip lock para congelar.Laura brincando de pintarLaura explorando texturas com os pésBebê pintando sem se sujar

2. Com espuma de barbear e corantes

Materiais necessários:

– Espuma de barbear

– Corantes de alimentos

– Saco zip lock para congelar

– Estilete

– Durex

Mãos à obra

Dentro do saco zip lock para congelar, coloque a espuma de barbear e os corantes (escolhi as cores primárias). Feche o saco. E ainda coloquei durex para garantir o fechamento adequado do saquinho. Voilà! Demos à Laura e a deixamos explorar a sua maneira.

A brincadeira não durou muito. Isso porque, sendo a espuma um tanto líquida, as cores se misturam muito rápido. No entanto vale a pena. Ela ficou super atenta, observando como as cores se mesclavam.

Veja mais imagens da atividade de pintura feita pela nossa filha:

Materiais necessáriosCorantes e espuma de barbear no interios do saco para congelar.Colocando a mão no saco.Laura observando como as cores se misturavam.Mãozinhas que exploram.Resultado

Sempre dizemos do importante que é para a criança sentir as texturas. Tenha em conta que, nessa atividade, seu filho não sentirá diretamente a textura da tinta, mas conseguirá perceber outros elementos. E o legal também, ver como as tintas se misturam com o toque de suas mãos.

Atividades de artes para crianças e bebês

Dedicamos uma publicação a compilar alguns trabalhos de artes que fazemos em casa com nossa filha. São dicas e inspirações para que você também possa trazer um pouco mais de arte a seu lar! Visite:

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Deixe Uma Resposta