O magnetismo é um fenômeno que não podemos perceber com os sentidos. Para observa-lo, temos que fixar-nos no comportamento de determinados materiais ou instrumentos. Não há dúvidas de que os ímãs são uma ferramenta única para que as crianças possam fazer-se perguntas e desenvolver pensamentos científicos.

Nossa proposta é um primeiro contato com o magnetismo. É adequada para crianças entre 3 e 6 anos. Para meninos e meninas maiores, inclua mais de um ímã, o que tornará a experiência sobre magnetismo ainda mais interessante.

Além de ser uma atividade para trabalhar conceitos qualitativos, também é interessante para ampliar o vocabulário.

Materiais necessários

  • Ímã
  • Bandeja ou caixa com objetos cotidianos que sejam interessantes para ativar a curiosidade sobre o que o ímã atrai ou não. Por exemplo: clips, chapas, pedaços de esponja, papel, tecido, parafusos, massinhas, pedaços de papelão, lápis, borracha, tesoura, prendedores de cabelo, moedas, chaves, pinças, bolas de papel alumínio…

Atividade sobre magnetismo: atrai ou não atrai?

Aproveitamos o ímã de um brinquedo de Laura. Sobre uma bandeja, organizamos os distintos objetos que tínhamos por casa. O objetivo era a criança observar quais deles é atraído pelo magnetismo do ímã e quais não. Isso permite que a criança possa classificar os objetos em dois grupos: MAGNÉTICOS e NÃO MAGNÉTICOS. Essa classificação podemos fazer sobre uma mesa ou usando uma folha de papel dividida ao meio. De um lado, a criança coloca os objetos magnéticos e, do outro, os que não são magnéticos.

Ao fazer essa atividade, propomos uma série de desafios e descobertas às nossas crianças:

  • Quais objetos são atraídos pelo ímã? Quais são magnéticos?
  • Se colocamos muitos ímãs ou parafusos, podemos fazer uma fila deles sem que se enrosquem entre si?
  • Se colocamos um papelão entre um objeto magnético e um ímã, os objetos serão atraídos?
  • Se colocamos um clip sobre a mesa, a que distância deve estar do ímã para ser atraído?

A atividade sobre magnetismo pode ter várias outras variantes. Essa é a forma mais simples. Com certeza, por aqui, publicaremos outras ideias de como trabalhar a atração do ímã com as crianças.

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