A magia das cores tem o poder único de transformar o aprendizado na educação infantil em uma experiência vibrante e cativante. Ao incorporar atividades das cores na Educação Infantil, as crianças pequenas são estimuladas a aprender sobre o espectro colorido e a desenvolver habilidades essenciais como o reconhecimento de padrões, a coordenação motora e a criatividade. Este texto é dedicado a desvendar uma gama de atividades lúdicas e materiais para imprimir, todos projetados para envolver os pequenos em um mundo onde aprender se torna sinônimo de brincar. Com essas ferramentas, educadores e pais podem guiar suas crianças através de descobertas coloridas, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e inspirador, onde cada cor se torna uma porta para novos conhecimentos e experiências.

Tubo das cores

Tubos de batatas Pringles, feltro de cores e bolas. Em uma base de cartão, cole os tubos encapados com feltro de cores. Dê as bolas de cores e peça à criança que passe pelos tubos as de cores correspondentes.

Veja alguns outros exemplos:

Fonte: Learning for kidsFonte: Tigriteando

As cores e as emoções

A partir da leitura do livro O Monstro das Cores, da escritora e ilustradora Anna Llenas, trabalhamos as cores e as emoções. Para cada emoção (alegria, tristeza, raiva, medo e calma) é atribuída uma cor (amarelo, azul, vermelho, preto e verde). Deixo para vocês nossas sugestões de atividades para trabalhar as emoções em associação com as cores:

Montar um círculo cromático com objetos da casa

Como um caça ao tesouro, a criança encontra objetos com as cores primárias e secundárias pela casa. Em um processo criativo, realize um círculo cromático. Linda atividade!

Círculo cromático: o que é e como fazer um?

Jogos de encaixe para ensinar as cores

É por volta dos 12 meses que o bebê se encanta por tirar e colocar objetos em recipientes. A partir dos 18 meses, podemos aliar o encaixe ao aprendizado das cores. Utilize caixa de papelão e durex colorido. Faça pequenas janelas em um dos lados da caixa e marque suas bordas com durex colorido. Para cada janela, uma cor. Peça à criança que introduza na caixa objetos da cor correspondente.

Aliás, as possibilidades de uso da caixa de papelão para trabalhar as cores são muitas. Essas atividades de cores para Educação Infantil são ideais para fomentar o aprendizado na escola ou em casa. Veja mais atividades:

As cores do arco-íris

Desenhar um arco-íris com pétalas de flores. Essa é uma boa sugestão para trabalhar as cores e elementos naturais. Um bom passeio pela natureza pode encher nossos olhos de cores maravilhosas!

Flores com as cores do arco-íris

Coordenação motora fina e as cores

Palitos de picolé ou pregadores de roupa são materiais baratos e muito úteis na hora de ensinar as cores ao mesmo tempo em que as crianças trabalham suas habilidades motoras. Há distintas formas de apresentar essas atividade de cores para Educação Infantil. Veja outras possibilidades:

E mais:

Formas e cores

Para essa atividade, basicamente pedaços de feltro nas cores básicas (azul, verde, amarelo e vermelho). Desenhe e corte figuras geométricas simples para que as crianças possam manipular bem. Corte também um retângulo tamanho A4 de cada cor. Coloque sobre uma superfície e peça que a criança associe cada uma das peças em sua cor correspondente. Aqui, tanto se trabalha cores como formas geométricas.

Garrafas sensoriais

As garrafas sensoriais também podem render interessantes atividades para o aprendizado das cores. Tanto podemos fazer garrafas sensoriais, como jogo de enroscar a tampa colorida na garrafa correspondente. No caso deste último, a partir dos 16 meses, o bebê já se interessa por enroscar tampas. Podemos trabalhar essa habilidade ao mesmo tempo que reforçamos as cores.

Veja mais exemplos:

Jogos de construção e as cores

Uma das atividades possíveis com jogos de construção é apresentar as cores a partir de peças soltas, deixando que a criança construa minimundos. Nós fizemos uma proposta de jogo não estruturado com a cor amarela. O resultado foi surpreendente, este lindo trem.

Veja a proposta com a cor amarela no post abaixo:

Outra possibilidade é relacionar objetos por cores, a partir de uma base, um tapete de cores.

Veja também:

Em geral, os jogos de construção para bebês vem com cores fortes. Na maioria das vezes, traz as cores básicas (azul, amarelo, vermelho e verde). Aproveite-os para ensinar as cores às crianças. A partir de um tapete de feltro ou cartolina, as crianças podem classificar as cores. Essa é uma das atividades de cores para Educação Infantil ideais para que as crianças aprendam as cores.

Veja mais exemplos:

Animais e as cores

Os animais chamam muito a atenção das crianças. Logo, podemos usar moldes de animais e pompons, recortes ou objetos para ensinar as cores. Veja mais exemplos:

Borboletas das coresCoelho das coresAnimais de cores

Arco-íris de cores

Dar à criança a oportunidade de criar seu próprio arco-íris de cores. Para a atividade, são necessários cartolinas, água, corante alimentício, cola, sal e alguns filamentos de plástico. Coloque bastante cola em uma das cartolinas: Coloque a outra em cima e aperte para que misture. Acrescente um pouco de sal. Com os filamentos de plástico, a criança vai criando seu desenho com as cores que compõem o arco-íris, ao deixar cair sobre o papel pequenas gotas.

Além de um reforço no aprendizado das cores, essa atividade criativa permite desenvolver a coordenação motora fina.

Outras possibilidades de trabalhar as cores

Aproveitar todo tipo de brinquedos e objetos que tenha em casa para que a criança faça a correspondência de cores.

E outra foi a classificação de cores, com uso de pompons e uma caixa com divisórias.

Como você viu, há uma variedade grande de possibilidades de trabalho com as cores. Veja alguns mais para se inspirar e trabalhar com seu filho.

O corpo e as coresEncaixe de tubo das coresClassificando tamanhos, formas e coresClassificando objetos e coresClassificando escovas de dentesArgola de coresSombrinha das coresAlimentos e as coresArco-íris de pomponsBuchinhas coloridasCasinha das coresCofres de coresCores e adesivosPotes e pompons de coresTábuas sensoriais das coresTrem das cores

* Tenha em conta que a capacidade de concentração da criança varia bastante. Não se trata de transformar sua casa em uma pré-escola, mas sim de auxiliar a criança no aprendizado do reconhecimento e identificação das cores.

 

3 Comentários

  1. Márcia Braga Responder

    Amei as atividades propostas, super me ajudou! Parabéns pelas atividades.

  2. Carolina Andrade Responder

    Nossa, que site incrível. Amei todas as atividades.
    Abraços de uma professora que ama brincadeiras lúdicas

Deixe Uma Resposta