É indiscutível a importância do brincar livre para a criança. Mas fique claro: o brincar livre não significa não intervir na atividade da criança, deixando-a brincar sozinha com um brinquedo. O brincar livre mais bem significa provocar a criança, desafiando-a a trabalhar com elementos soltos para criar e imaginar situações. Um exemplo que deixo para vocês é uma provocação de barcos no mar.

Criança adora barquinhos de papel, não é mesmo? Então, fiz dois para ela. Além disso, em uma bandeja, disponibilizei um tecido azul, bonecos em miniatura, conchas que trouxemos da praia e miniaturas de animais marinhos.

  • Como fazer um barquinho de papel

Uma das coisas que mais me chama atenção em atividades que provocam e desafiam a criança é a sua capacidade de concentração. As atividades dirigidas, que trazem um objetivo em si, são muito importantes para o seu desenvolvimento. Mas claro está que a criança se concentra no tempo necessário para solucionar o problema proposto.

No caso de uma atividade que promove o brincar livre, a criança pode se perder em sua criação, imaginar e imaginar… o fim só existe quando ela se cansa e decide passar para outra brincadeira. Ainda assim, mesmo que pareça estar finalizada a sua criação, se não a tocamos e deixamos ali onde a deixou, a criança é capaz de, mais tarde, retornar e continuar a brincar por mais tempo.

Nesse tipo de atividade de inspiração Waldorf, não há muito que explicar. Apenas dê o material à seu filho e deixe que ele seja capaz de criar o que desejar. E, como se trata de uma atividade sensorial, trabalha-se com a coordenação motora fina, o abrir e fechar do pano, a organização do espaço, a ordem. Abaixo algumas imagens de como Laura desenvolveu sua criação.

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Deixe Uma Resposta