Quantas vezes vemos pais e educadores levantarem a bandeira de que, melhor do que gastar dinheiro comprando brinquedos, é se aproveitar dos materiais reciclados para fazer brinquedos caseiros. Talvez, melhor do que tentar dar formas aos materiais reciclados é deixar que eles, por si só, sejam as peças de um jogo. Nesta publicação, conto como surgiu a nossa caixa das invenções, uma ideia sustentável e criativa que já faz parte da vida da Laura há mais de um ano.

A caixa das invenções surgiu ao acaso. Juntava peças soltas de materiais recicláveis para fazer uma intervenção artística com a Laura. A pequena de casa entrou numa dinâmica de que era capaz de criar e inventar coisas por si mesma. Unia peça e nos chamava para ver que invenção mais legal tinha criado. Aliás, tudo ela chama de invenção: “Mamãe, olha minha invenção” ou “Papai, olha que legal o que eu criei”. Geralmente, ela fazia suas invenções unindo peças de jogos diferentes.

Todas as peças soltas que eu tinha juntado estavam em uma caixa. Um dia, enquanto arrumava o armário, ela pegou aquela caixa e começou a brincar com tudo o que tinha dentro. E, simples assim, surgiu a caixa das invenções. Há mais de ano, essas peças soltas estão em seu quarto, como qualquer outro de seus brinquedos. E, para dizer a verdade, um de seus materiais preferidos que rendem brincadeiras sustentáveis incríveis.

O que é a caixa de invenções?

A caixa de invenções nada mais é que uma ideia de brinquedo sustentável e criativo. Não há regras e todas as peças podem ser qualquer coisa que a imaginação permitir. Na caixa haá materiais reciclados que se misturam entre eles. Todos à disposição da mente criativa da criança.

Através da manipulação dos distintos materiais e da combinação entre eles, ela pode criar coisas incríveis. Não há propostas de atividades, nem os materiais estão organizados de forma atrativa. Não há uma ordem estética. É a criança que organiza o caos a serviço de do brincar.

O que contem a caixa de invenções?

Todo e qualquer tipo de material reciclado pode fazer parte da caixa de invenções:

  • Rolos de papel higiênico
  • Tampas de garrafas variadas
  • Tubos de plástico filme
  • Rolos de durex e esparadrapo
  • Clips
  • Palitos, pinos
  • Caixa de ovos
  • Tampas de caneta
  • Clips
  • Círculos e pedaços de papelão
  • Restos de tecidos e retalhos
  • Elementos naturais: pedras, conchas, castanhas secas, pinhas pequenas…

E tudo o mais que a criatividade permitir. Será através da experimentação e do brincar sustentável que aprenderá novos conceitos. No manuseio das peças, nas tentativas de encaixes e de equilíbrio, a criança descobre um monte de coisas interessantes.

Mostro uma das invenções da Laura. Um telescópio!

Então, se animam!? Tenho certeza de que você ficará maravilhad@ com o que as crianças serão capazes de criar.

O brincar eco sustentável: o que é e benefícios para a criança

Outras invenções!

A caixa das invenções vai rendendo muita diversão e criação.

Um boneco divertido

Fazer do ordinário extraordinário com a arte de reciclar

O robô WALL-E

Brincar com materiais reciclados fomenta a criatividade

Elementos de composição para uma atividade de pintura

Oficina de arte infantil: o grande engarrafamento

2 Comentários

    • Karina Responder

      E vai ser sucesso, com certeza! Não deixe de tirar fotos das criações incríveis que as crianças fizerem!

Deixe Uma Resposta