Já terei contado a vocês que a minha estação preferida é o outono. Amo a intensidade de cores que podemos ver na natureza. Costumamos sair Laura para andar pelos parques naturais, pisar as folhas e catar pedras e gravetos. Numa dessas andanças, catamos folhas de outono e levamos para casa. Uma sacola cheia de folhas variadas. 

Sentamo-nos a ver e apreciar cada uma delas. Juntas fizemos o pareamento das folhas, agrupando-as por suas semelhanças. Depois de separa-las, surgiu-me a ideia de trabalhar a gradação de cores, mostrando à Laura o ciclo de vida da folha.

O ciclo de vida da folha

Como sabemos, uma das marcas das estações do ano, especialmente a primavera e o outono, é o nascimento e morte das folhas, por assim dizer. Na primavera, vemos como das árvores brotam folhas verdes, flores e frutos, enchendo o ambiente de cores fortes e vibrantes. Já no outono, a natureza cumpre um ciclo e as folhas adquirem tons mais escuros e acabam por cair das árvores. O chão enche-se de folhas que, quando secas, se transformam em um lindo manto sensorial.

Atividades de outono para Educação Infantil

Ao se deparar com uma sequência que representa o ciclo de vida da folha, Laura percebeu que as diferenças não estavam apenas no tamanho e textura de cada folha, mas também na gradação de cores. Para que facilitasse o reconhecimento das cores, ela fez o pareamento com os gizes de cera. 

No final, deixei que pintasse a folha de papel com as cores do outono. Essa foi uma atividade muito linda e prazeirosa. Contou com várias etapas e se deu de forma bem natural. Vale muito a pena, já que é uma atividade em família, numa linda estação do ano, que envolve ambientes distintos (a natureza e o próprio lar). Além disso, é uma atividade que se encaixa, perfeitamente, na pedagogia Montessori.

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

2 Comentários

Deixe Uma Resposta