Outro dia uma família me mandou uma mensagem me perguntando: “Como observar a natureza?“. Chama-me atenção que o ser humano que nasce em plena conexão com o natural e a natureza, chegue a um determinado momento que perde essa capacidade inata. Se observamos uma criança em um espaço natural, damo-nos conta de como, de forma natural, brinca com pedras, barro, ramos… Tudo se transforma em objeto de jogo. Ela tem uma capacidade inata de observar com assombro a natureza.

Somos os adultos quem limitamos essa vivência da criança. Por nosso pudor e exigências de não deixar que toque nada que não lhe pareça seguro. Tudo tem perigo. Vemos espinhos em um ramo de árvore. Vemos milhões de bactérias em uma pedra. Não queremos que suja a roupa porque deve estar sempre impecável.

Para observar a natureza, é preciso rever nossas crenças de que a criança deve ser obediente, andar ao lado, não tocar nada, nem se sujar. A criança não consegue observar a natureza apenas através de seus olhos. Ela precisa pegar o que está vendo. Sentir as diferentes texturas das pedras, conchas, galhos, folhas… Ouvir os barulhos das folhas secas de outono quando corre sobre elas. Brincar com as infinitas possibilidades de jogo que as combinações de elementos naturais lhe permitam fazer.

Muitas pessoas vivem em grandes centros. E, ainda que recorram a espaços naturais para passear no fim de semana, apenas conseguem estar. Sentam-se para um piquenique, andam de bicicleta em um parque… Isso, apenas estão em um ambiente natural. De por si já é algo, pois muda o cenário do que se faz no cotidiano.

O importante é mudar a postura quando se está nesse cenário. A natureza nos agrega paz, equilíbrio emocional, conhecimento de mundo… Basta aprender, ou reaprender, a observar a natureza. Como?!

Vamos a algumas dicas de como reeducar seus olhos e outros sentidos para a natureza.

Conversar sobre o que está vendo

Uma forma de começar a se (re)conectar com a natureza, converse com a criança sobre o que está observando. Você pode fazer observações do tipo: “Vejo uma árvore tão grande! Você está vendo alguma outra parecida?” Deixe que a criança comente o que está vendo.

Faça as perguntas que considere pertinentes que convidem a criança a estar atento ao que está a seu redor.

Emoções e natureza

Estar atento às reações da criança diante do que vê, ajuda a conversar sobre suas emoções. Quando vê um passarinho, o que sente: alegria, assombro, medo? Identifique a emoção através de sua expressão facial e seus gestos. Ajude-o a reconhecer o que sente: “Parece que você tem medo desse inseto” ou “Como você fica contente quando ve um passarinho“.

Autonomia no ambiente natural

Pode ser que seu filho quer subir um pequeno barranco, mas tem medo. Você pode ajuda-lo, perguntando: “O que acha que precisa para subir esse barranco? Poderia tenta-lo de outra maneira?” Isso ajuda a que possa pensar em como resolver a dificuldade com autonomia, aprendendo a tomar decisões adequadas para solucionar os problemas.

Então, pode ser que ele se de conta que há um caminho mais seguro, ou que pode se agarrar à grama. Pode ser que se sinta mais seguro dando uma volta maior para chegar ao ponto que deseja. A tomada de decisão é muito melhor do que você pegar a criança no colo e salta-la de um ponto a outro, como se se trata-se de um elevador.

Brincar com a natureza

É momento de deixar de lado suas crenças errôneas de que se sujar faz mal. Costumo dizer que criança que se suja brincando é criança feliz. Significa que não estava para, entediada. Significa que estava contente, brincando.

Então, deixe-a trepar nas árvores, pular, correr, explorar cada cantinho da natureza, sempre que o que fizer não a coloque em risco. Fique por perto e esteja atento ao que faz, mas deixe-a fazer por si mesma. Dessa forma, desenvolve a autoconfiança, o autoconhecimento e segurança em si mesma.

Cuidado com o meio ambiente

Estar no ambiente natural e aprender a observa-lo é a maneira mais eficaz de conscientizar a criança sobre o cuidado com o entorno. Logo, no final da estada em um parque, peça-lhe que ajude na recolhida do lixo produzido e coloca-lo na lixeira. Ao manter limpo o ambiente, ela se da conta de todo o lixo que há ao redor e começa a atuar como agente educador das pessoas com as quais convivem.

Buscar tesouros

Outra forma de observar a natureza é aprender a buscar tesouros. Podem ser pedras, gravetos, folhas… Em casa, podem observar suas diferenças e semelhanças. Também podem classificar os objetos segundo seu tamanho, forma, etc.

Ativar a curiosidade e a capacidade investigativa

A criança está agachada, observando as formigas indo de um lado a outro. Ela lhe pergunta: Onde vivem as formigas? No lugar de responder-lhe, devolva com uma pergunta: Onde você acredita que vivem? É, assim, como a criança pode começar uma aventura para investigar.

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