Para tudo! Estou impressionada com a criatividade humana. Já publicamos recursos super interessantes para contar histórias: os dados, as colheres de pau, as pedras… Agora falaremos sobre a caixa de fósforo. Isso mesmo que você leu. Sabe aquela caixa que você joga fora nada mais acabar o último palito de fósforo? Ela mesma pode render um jogo de leitura incrível para contar histórias diferentes cada vez.

Você já terá visto por aí que a caixa de fósforo pode ser suporte para muitas manualidades. Mas, talvez, não tenha pensado que possa ser também um excelente recurso para incentivar a leitura e a criatividade das crianças. Apenas de ver algumas atividades assim, me ocorrem uma série de possibilidades de trabalho com as caixinhas, adaptando a cada etapa infantil. Vejamos alguns exemplos:

Caixas de fósforo com cenas

É muito lindo! Isso me faz lembrar a caixa de contos de Anne Laval. Esse puzzle pode trazer inúmeras cenas. Ao combiná-las, aleatoriamente, a criança pode inventar uma infinidade de narrativas a partir da interpretação das cenas. A atividade tanto pode ser oral, como pode também propiciar a escrita. Amei, amei, amei!

Essa vai para o nosso Armazém de Ideias. Assim que Laura estiver um pouquinho maior, faremos juntas. Porque, claro, seria muito legal que a criança também pudesse colorir as cenas. Para isso, basta cortar folhas de ofício no tamanho do fundo da caixa de fósforo. Fazer os desenhos e depois colar com cola ou durex dupla face no fundo.

Casinha de boneca em miniatura

Já falamos aqui sobre os benefícios de brincar de casinha de boneca. Dentre eles está o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, posto que a criança recria cenas do cotidiano e (re)constrói uma infinidade de narrativas. Fazer casinhas de boneca com caixa de fósforo também é uma excelente ideia.

Mini livro infantil

Criar um livrinho infantil que caiba em uma caixa de fósforo. Isso é realmente incrível! Pode ser uma excelente tarefa escolar, ou mesmo um passatempo em casa. Essa atividade deveria ser feita já com os maiores de 8 anos, quando já saibam narrar uma sequência de fatos. Veja outros exemplos:

Uma mini história surpresa

Se no primeiro exemplo desta publicação, os desenhos vinham no fundo. Ocorre-me a ideia de fazer uma narrativa surpresa. Tanto a tampa como o interior da caixa de fósforo podem render uma sequência narrativa. A tampa pode trazer uma introdução e dentro uma sequência inesperada. Seria super interessante ver a criatividade e imaginação das crianças e, mesmo, adolescentes para criar mini narrativas em caixa de fósforo.

Outros exemplos:

Então, gostou deste recurso de leitura? Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta