O Coronavírus já tem tirado o sono de muita gente pelo mundo. Vários países do mundo estão tendo que tomar medidas extremas para tentar conter a expansão do vírus entre seus habitantes. Uma delas é o confinamento, ou seja, a quarentena. Em outras palavras, cidades inteiras estão confinadas e obrigadas ao isolamento, a fim de freiar o contágio e a propagação da doença. Como sabem, nós vivemos na Espanha. Ontem foi declarado o isolamento, estágio prévio ao confinamento. O que isso significa? Crianças em casa 24h. Não estão impedidas as saídas, mas sem contato com outros. Uma situação nova e inusitada que nos obriga a reorganizar toda a rotina. No nosso blog, vamos contar nossa experiência e divulgar várias atividades para fazer com as crianças em casa durante o período de quarentena.

Cada dia, divulgaremos um post com a nossa rotina no dia anterior e como conseguimos nos organizar para que Laura esteja entretida e possamos trabalhar também.

De manhã

Ao acordar, tomamos o café da manhã e partimos logo para as brincadeiras. Laura sempre acorda com muita energia e vontade de se divertir. Primeiro ela realizou uma atividade sobre figuras geométricas. Basicamente, ela deveria fazer uma associação dos objetos a partir de suas formas.

O jogo escolhido da manhã foi o Passa Círculos, da Carimbrás.

A seguir, brincamos com o jogo do Coronavírus, uma proposta sensorial para lavar bem as mãos. Um verdadeiro sucesso. Vocês podem ver como fazer em casa, acessando o link abaixo:

Jogo do Coronavírus – lavar bem as mãos

Depois foi o momento do brincar livre. A Laura goza de bastante autonomia em casa e pode decidir o que e com o que quer brincar. Então, em casa teve vários momentos de brincar livre e autônomo, o que nos permitiu aproveitar o tempo para trabalhar e organizar a casa.

Como estamos em situação de isolamento, descemos para dar uma volta no parque aberto perto de casa. Nesse caso, propusemos à pequena de casa andar de patinete. Era uma forma de mantê-la com as mãos ocupadas, evitando tocar outras superfícies. Para facilitar a higiene, levamos um potinho de álcool em gel para limpeza das mãos ao sair do elevador e ao voltar para casa.

No parque, pegamos alguns pedaços de paus para fazer não sabemos o que ainda, mas logo já descobriremos. E, claro, contaremos a vocês.

Para encerrar a manhã, um delicioso banho de banheira e o almoço em família. A pequena assistiu meia hora de Daniel Tigre, um desenho animado do qual gostamos muito já que trabalha as emoções.

Por fim, lemos dois livros e dormir. Os livros escolhidos foram Este livro comeu meu cão, de Richard Byrne, e Papai, apanha-me a lua, de Eric Carle.

De tarde

Sem dúvidas, a parte da manhã é a mais difícil. Uma vez a pequena dormiu a sesta, foi minha vez de trabalhar. Escrever e programar as publicações para que manter o blog atualizado. Nesse tempo, também aproveitei para deixar preparadas propostas de atividade que permitem o brincar autônomo, sem qualquer interferência do adulto. Para isso, é fundamental escolher brincadeiras que entretenham bastante tempo. E não há dúvidas de que atividades de artes e manualidades são as mais adequadas.

Primeiro a pequena fez uma pequena atividade sobre o livro de Eric Carle – Papai, apanha-me a lua – que lemos antes da sesta. Disponibilizei uma meia lua já cortada, uma cartolina preta para servir de base, tintas preta e branca, estrelinhas prateadas, purpurina prateada e cola. A ideia era fazer uma atividade cujo trabalho fosse todo feito com os dedos, trabalhando a coordenação motora fina e a coordenação olho-mão.

Massinha é sempre uma boa dica de jogo em casa. Então, aqui, basicamente, massinha e ferramentas de jogo.

Na realidade, brincou bem pouco. Ainda assim, esse é um material que ficará disponível todos os dias para quando deseje. Pediu para pintar. Foi, então, que introduzi as mandalas. Imprimi duas imagens e estivemos pintando.

Mandalas para colorir

Ao terminar, pediu para deitar que tinha sono. Eram as 18h e, teoricamente, ainda deveria faltar um bom tempo de jogo até a hora do jantar. Mas nada. A pequena se deitou e dormiu.

De noite

Ao se despertar, esperávamos seguir a rotina habitual da noite, ou seja, jantar, ver dois episódios de Daniel Tigre, ler livros e dormir. Mas não! Tivemos que leva-la ao hospital. Se queixava de dor de cabeça, tinha subida de temperatura e se dizia cansada. Então, nosso alarme acendeu! A médica nos disse que podia ser um vírus da gripe como poderia ser coronavírus. Mas, para fazer testes de Coronavírus e descartar a doença, seria necessário que tivesse outros sintomas mais graves, como dificuldade respiratória. E, sendo um estado gripal, até domingo deveria melhorar. Então, está em casa, em observação. Já contaremos o que ocorre.

Veja nosso Diário de confinamento. Clique na imagem abaixo!

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Deixe Uma Resposta