Descascar e cortar banana é uma atividade de vida prática. Isso porque é algo que uma criança ainda bem pequena pode fazer por si mesma.

Quando ela nos pede para comer uma banana, podemos seguir dois caminhos: dar a banana descascada, cortada e, por vezes, amassada; ou dar-lhe a fruta para que ela mesma a descasque e a corte.

No primeiro caso, fazemos tudo para a criança. Damo-lhe tudo pronto. Não há esforço. Transmitimos a ela a ideia de que é incapaz de fazer tal coisa, que depende de um adulto para consegui-lo.

Já, no segundo caso, em um ambiente preparado, quando lhe pede uma banana e você lhe dá a fruta inteira, está mostrando à criança que confia em sua capacidade. E não só isso, está permitindo que trabalhe para o seu desenvolvimento motor fino, que desenvolva o movimento de pinça, que aprenda a se concentrar e que trabalhe a coordenação olho-mão.

Não nos esqueçamos que as crianças aprendem muito praticando experiências reais e cotidianas. Elas gostam de imitar aquilo que nós adultos fazemos. Essa é sua forma de se liberar, pouco a pouco, da dependência da figura do cuidador.

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Deixe Uma Resposta