Sabe aquela máxima, “não basta ser pai, tem que participar”. Pois é isso mesmo! Vivenciar uma paternidade ativa não é tarefa fácil, mas tampouco impossível. O significado de ser pai implica ser corresponsável pela criação dos filhos. Vai para além de trocar fralda à noite ou brincar no parquinho. Trata-se de ser co-partícipe na educação da criança.

Um pai ativo não é o que ajuda a mulher, pois, a bem da verdade, educar o filho não é uma questão de fazer um favor ou dar uma ajuda. É mais bem sentir-se responsável por essa nova vida. É oferecer-lhe um exemplo correto para que possa se tornar um sujeito de bem. É estar ao lado nos momentos mais difíceis. É proteger quando a criança está em perigo. É colocar-se no seu nível para lhe explicar o que ainda não é capaz de entender por si só. É amar incondicionalmente.

O ilustrador japonês Blue nos brinda com 17 maravilhosas imagens sobre o significado de ser pai. Através delas vemos claros exemplos do que é vivenciar uma paternidade ativa.

Maravilhosas imagens sobre ser pai

– Brincar de esconde-esconde

– Viajar juntos

– Preparar mamadeira

– Proteger a criança de seus medos

– Acompanhá-la ao banheiro.

– Estar ao lado quando a criança sente medo.

– Deixar a criança ajudá-lo nas tarefas de vida prática.

– Ter atenção para que se livre de acidentes evitáveis.

– Gravar momentos especiais de seu filho.

– Brincar juntos até serem vencidos pelo cansaço.

– Cozinhar juntos

– Tomar banho juntos.

– Passear juntos.

– Abraçar sempre e dar muitos beijos.

– Esquivar-se dos brinquedos jogados pelo chão.

– Acompanhar o crescimento da criança.

– Cuidar de sua higiene pessoal.

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Deixe Uma Resposta