O que é a metamorfose da borboleta? Trata-se de um processo de transformação que ocorre no corpo deste animal. Desde o ovo até a fase adulta (a exuberante borboleta), esse inseto passa por grandes mudanças em seu organismo. Ela vai se transformando de tal maneira que, a cada ciclo, ela da forma a um ser distinto. Por passar por esse processo, a borboleta se classifica como um inseto holometábolo, já que realiza a metamorfose completa.

Metamorfose da borboleta: ciclo de vida

Qual é o processo da metamorfose da borboleta? A borboleta nasce para procriar. Essa é sua missão. Mas, como reconhece o seu par? Ela o faz mediante o odor, utilizando um perfume para atrair o sexo contrário. Esse perfume são as feromonas ou os feromônios. Para que não haja erro, cada espécie utiliza um perfume diferente. A partir daí começa um novo ciclo de vida com estágios bem definidos. A metamorfose ocorre em 4 ciclos. E quais são as fases da borboleta? São elas: o ovo, a larva, a pupa e o imago ou adulto.

No ovo está o embrião do novo organismo que logo nascerá. Nada mais eclodir, do ovo surge a larva, também conhecida como lagarta. Esta forma, depois de um tempo, a pupa, uma espécie de casulo, conhecido como crisálida. E, chegado o momento, surge uma espetacular borboleta.

O ovo. O começo da vida

Os ovos das borboletas tem formas e cores distintas. A fêmea os adere com uma substância pegajosa à folha da planta da qual se alimentará a larva. Uma borboleta pode colocar de 50 até 1.000 ovos. Há outros dados que estimam entre 25 e 10 mil ovos depositados. Devido às seus inumeráveis depredadores, apenas 2% deles chegará à fase adulta. O ovo pode demorar entre 5 dias e 5 meses em eclodir, dependendo da espécie e do clima.

Lagarta. Comer, comer, comer!

Sua missão é crescer e acumular reservas para alimentar a metamorfose. A larva, também chamada lagarta, é um dos animais da natureza que mais rápido cresce. Multiplica 5.000 vezes seu peso em tão somente três semanas, o que equivaleria em um ser humano de 1.500 kg. Como todos os insetos, as lagartas possuem uma pele dura, o exoesqueleto, por isso para poder crescer mudam entre 4 e 6 vezes durante a vida.

Uma curiosidade mais desta fase: a lagarta é um ser voraz. Luta por obter o alimento necessário para sua nutrição e crescimento. Nada mais eclodir o ovo, ela come o córion, envoltório do embrião, rico em proteínas. A partir daí começa a sua dieta a base de folhas.

A crisálida. A transformação

Em seu interior se produz o milagre da metamorfose. O corpo da lagarta se desfaz (histólise) e as células se reorganizam de novo para formar os órgão, dando existência a um ser completamente distinto: a borboleta. Tudo isso é realizado graças às reservas acumuladas pela borboleta, já que a pupa, também chamada de crisálida, não se alimenta. Algumas mariposas noturnas cobrem sua crisálida com seda para se proteger e podem passar vários meses dentro do casulo.

A borboleta. Voando alto!

Quando a borboleta sai do casulo, suas asas estão úmidas e enrugadas. Ela deve permanecer várias horas pendurada até que as estica e endurece para poder voar. Todo seu corpo é novo: a boca, as patas, os olhos, etc. Tudo é muito diferente do que tinha a lagarta. As borboletas não crescem. Elas permanecem do mesmo tamanho durante toda sua vida. Como já explicamos, a principal missão da borboleta será a reprodução. Ela deve encontrar um par, mas para isso, agora tem asas. O ciclo volta a começar!

Curiosidades sober a metamorfose da borboleta

Depois de compreender bem o processo de transformação da borboleta, separamos algumas curiosidades. Pode ser que você ainda tenha ficado com algumas questões em mente. Vamos respondê-las!

Quanto tempo leva para que ocorra a metamorfose da borboleta?

A fase do ovo dura entre 4 e 10 dias. Já a etapa da larva, também conhecida como lagarta, dura de 3 a 4 semanas. Nessa fase, as lagartas se desprendem de sua pele, conhecida como exoesqueleto, quatro ou cinco vezes. E, na fase da pupa, pode durar entre 10 e 20 dias. E, uma vez que surge a borboleta adulta, essa pode viver poucos dias ou até meses.

Leia mais sobre o tempo de vida da borboleta:

Há outros animais que sofrem metamorfose como a borboleta?

Sim. A joaninha, por exemplo, assim como a borboleta, passa por uma metamorfose completa. Do ovo nasce a larva ativa. Depois se torna uma pupa móvel e, por fim, surgem as joaninhas adultas com asas.

Os anfíbios também apresentam metamorfose completa. O ovo eclode na água e nasce o girino, que é uma forma larval aquática que possui cauda e brânquias. À medida que o girino cresce, as brânquias desaparecem e surgem as pernas. No anuro, assim como a rã, primeiro são formadas as pernas posteriores e depois as anteriores, na sequência a cauda encolhe. A cauda ainda aparece no sapo jovem, mas desaparece, completamente, na fase adulta, que já apresenta os pulmões completamente formados.

Há outros animais que passam por metamorfose incompleta. Esses são denominados hemimetábolos. Como exemplo temos o gafanhoto, a libélula, o percevejo de cama e alguns mosquitos. Do ovo nasce formas imaturas, a larva, que completa seu desenvolvimento sem necessidade de formar a pupa. A larva não apresenta diferenças no hábito de vida em relação ao adulto.

Vídeo sobre a metamorfose da borboleta para Educação Infantil

Ainda que leiamos muito sobre o ciclo de vida da borboleta, é preciso ter a oportunidade de vê-lo com nossos próprios olhos e maravilhar-nos com toda a transformação. Se você ainda não teve a oportunidade, sugiro que assista a estes dois vídeos!

 

Atividades sobre a metamorfose da borboleta

Veja algumas atividades sobre a metamorfose da borboleta para imprimir.

1 – Corte e ordene a sequência dos estágios da transformação da borboleta.

2 – Recorte as imagens e coloque em ordem as etapas da metamorfose da borboleta.

3 – Corte e coloque o ciclo da borboleta em ordem.

Saiba mais:

Descubra muito mais em Atividades de Ciências!

Deixe Uma Resposta