Não poderia deixar de compartilhar esta maravilhosa proposta de atividade inspirada em Waldorf feita pela autora do perfil no Instagram @elijah.my.dear. Em sua conta ela publica imagens de sua experiência como mãe, bem como lindas propostas de atividades inspiradas em Waldorf e Montessori. Pois bem, nesta publicação você vê o mundo dos gnomos.

Ela tem o mesmo armário que o do quarto da Laura. Trata-se de uma edição Trofast de IKEA. Sobre a bancada ela produziu um lindo jardim para os gnomos de sua filha. Simplesmente encantador. Primeiramente, vale destacar que ela fez um trabalho magnífico ao contrapor o verde e a madeira. Dois elementos que sempre casam muito bem.

Sobre um tapete que imita a grama (aliás, estamos correndo atrás de um para o quarto da Laura há muito tempo, ainda sem sucesso), a autora criou um mundo particular com uma pequena casinha de madeira, árvores, cogumelos e um escorregador. Também uma área de convivência com uma mesa e duas cadeiras compunham o ambiente.

Os protagonistas são os gnomos. Na pedagogia Waldorf, os contos de fada são importantes pois tem um papel relevante no desenvolvimento moral da criança. Eles fomentam a imaginação e a criatividade. Ajudam as crianças a expressarem suas emoções.

É assim como duendes, fadas e gnomos passam a fazer parte dos minimundos inspirados na pedagogia Waldorf. Veja algumas das imagens da atividade sobre o mundo dos gnomos e inspire-se!

Mundo dos gnomos

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Pedagogia Waldorf

Nesta seção você pode encontrar vários textos interessantes acerca dessa pedagogia alternativa. Também mostramos propostas de atividades inspiradas em Waldorf. Vale a pena acessar, conhecer mais dessa abordagem e como aplica-la em casa com nossos filhos.

2 Comentários

  1. Karina Dallavalle Merten Responder

    Olá, adoro o trabalho de vocês e obrigada por tamanha generosidade em compartilhar conhecimento de qualidade. Sou mãe e desde que descobri a gravidez tento me preparar para educar minha filhaque hoje tem 1 a e 2m, leio bastante e me encantei por Montessori. Decidimos basear a criação dela nesta metodologia mas eu me encanto pelas outras também e tenho uma grande dúvida: Montessori não defendia a fantasia para crianças menores de 7 anos (pelo menos foi o que conclui assistindo os vídeos do Gabriel Salomão rsrss), para ela deverìamos nos ater ao máximo ao concreto, à vida prática. Como posso mesclar com a pedagogia Waldorf tão lúdica e cheia de fantasia? neste ponto as pedagogias não são antagônicas? Se puderem me orientar ficaria muita grata, e mais uma vez parabens.

    • Karina Responder

      Olá Karina,

      Boa pergunta. Na realidade, acredito que cada método há coisas positivas com as quais compartilho e outras que nem tanto. Montessori não está a favor da fantasia. E Waldorf sim.

      No que diz respeito à leitura, tendo a comprar livros infantis que tragam histórias mais realistas e contribuam para o desenvolvimento da Laura. No entanto, não estou de acordo que a criança não deva ter contato com a fantasia. A fantasia também ajuda a construir o imaginário, a desenvolver a criatividade e a imaginação de nossos filhos.

      Por aqui verá, que nem tudo é 100% Montessori e nem 100% Waldorf. Aproveito-me de cada metodologia aquilo que melhor possa ensinar à minha filha. Por exemplo, adoro os materiais Waldorf justo por favorecer esse caráter imaginativo da criança. Mas também curto muito os materiais montessori por todo o processo de concentração que exige cada tarefa.

Deixe Uma Resposta