O que você vê na imagem abaixo? Três mães, não é mesmo? Cada qual com seu filho. A conduta da mãe, reflete o comportamento do filho. Ou seja, toda ação tem uma consequência. Sobre isso aborda Valeria Razzi, psicóloga em uma reflexão que compartilho com vocês nesta publicação.

Toda ação tem uma consequência

Quando vi esta imagem, o primeiro que pensei foi em na frase que coloquei: “toda ação tem uma consequência”. Quero que a vejam com atenção e me digam: que observam? De onde vem o comportamento da criança? E seus sentimentos em quais pensamentos encontram sua raiz? Uma criança que é, constantemente, criticada pode chegar a aceitar seus erros?

Nós, adultos, nem sempre temos a razão, mas também é certo que carregamos uma história pessoal e ensinamos nossos filhos desde esse ponto. Temos muitos acertos, mas também muitas falhas, que se não nos damos conta a tempo, podem fazer muito mal às crianças.

A maternidade e a paternidade não são perfeitas, não há uma receita. Mas precisamos sempre explorar a eficácia de nossos métodos.

Uma criança que é constantemente premiada com objetos materiais ou com doces, está totalmente desconectada com suas emoções. Há vezes em que alguns pais usam esses recursos para “tranquilizar” as crianças, mandando-lhes uma mensagem de: “melhor ficar em silêncio, por favor”. E, certamente, acabam se tornando crianças demandantes, carentes de empatia.

Uma criança que é compreendida, escutada e educada com inteligência emocional, está fortemente conectada com suas emoções e a relação com seus pais é harmônica.

Por isso, papai e mamãe, sempre avaliem suas ações. Só assim poderão entender muitos dos comportamentos de seus filhos.

* Texto de Valeria Razzi, psicóloga. IG @nubepsicologica

Inteligência Emocional

Na seção Inteligência Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do autocontrole emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

Deixe Uma Resposta