Tristeza – manual do usuário, de Eva Eland, é desses contos que deveríamos ler sempre para nossos filhos. Mostra, de uma maneira simples, como devemos ser capazes de aceitar as emoções que nos invadem, sejam elas positivas ou negativas. Não deveríamos recusar viver a tristeza, a frustração ou a raiva, mas sim, aprender a conviver com elas e como podemos reagir para que faça parte de nosso crescimento como seres humanos.

O conto que compartilho com vocês está em espanhol, mas deixo também a tradução. O arquivo foi divulgado na página de Facebook La Bitácora.

Tristeza – manual do usuário, de Eva Eland

A tristeza, às vezes, chega inesperadamente.

Segue você onde quer que vá.

E se senta tão próximo de você, que não o deixa respirar.

Você pode tentar escondê-la.

Mas é como se você mesmo tivesse se transformado na tristeza.

Tente não ter medo da tristeza: de-lhe um nome.

– Hola!

Escute-a. Pergunte-lhe de onde vem e que e do que precisa…

Se vocês não se compreendem, sentem-se juntos e estejam quietos durante um tempo. Encontrem algo do que ambos possam aproveitar, como desenhar…

Escutar música… ou tomar chocolate quente. A tristeza gosta de estar sempre no interior. Trate de deixa-la sair.

Deem um passeio entre as árvores. Quanto mais longo, melhor.

Talvez, o único que precisa saber é que é bem-vinda.

E dormir junto a um amigo.

Quando se levante, não se preocupe se ela já tenha ido. Começará um novo dia para ambos.

Dicas de leitura

Na nossa seção Dicas de leitura, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

1 Comentário

  1. Desculpe, mas não concordo com o livro, automaticamente, não concordo com a dica. Parece mais um manual de como se tornar depressivo. Ensinar a criança a lidar com sentimentos é uma coisa, mas dizer a ela que conviver com a tristeza é norma, isso é bem diferente!

Deixe Uma Resposta