Você já ouviu falar do varal da beleza Montessori? Este é um recurso que se popularizou há alguns anos. Também conhecido como corda da beleza, embora tenha o título Montessori, não é um recurso proposto pelo Método. Ainda assim, se encaixa na sua proposta de educação. Isso porque, Maria Montessori comentava que, quando usássemos imagens para explicar as coisas do mundo, fossem reais.

Marta, do blog PequeFelicidad, pensou em criar um espaço de beleza que fosse dinâmico. Nele, queria pendurar nossas lembranças, obras de arte e pôsteres com as mais distintas temáticas de interesse da criança.

A intenção era que seu filho tivesse um lugar onde parar, observar e apreciar a estética das coisas. Havia pensado em criar uma composição de quadros e ir trocando as imagens, mas sentiu que poderia acabar tendo preguiça de fazer as mudanças, já que exigiam algo mais de esforço.

A solução que encontrou foi colocar uma corda de aço conde pudesse fixar as imagens nas pontas com pregadores. Essa era uma forma de poder tirar e colocar as imagens rapidamente. Também permitiria à criança tirar a imagem que quisesse e observar melhor seus detalhes.

Varal da beleza Montessori

Para fazer o varal da beleza, você precisa de uma corda ou varal fixado na parede. Deixe alguns centímetros entre a corda e a parede. Imprima imagens reais da temática que interessa à criança. Por exemplo: natureza, estações do ano, quadros famosos de artistas, cidades.

Essa é um recurso super rico que permite à criança ampliar o vocabulário de forma natural, a partir de seu interesse e curiosidade. Ela absorve o conhecimento, aprende o sentido da ordem, da beleza e da estética visual.

Veja algumas imagens para você se inspirar:

* Visto em PequeFelicidad

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Deixe Uma Resposta