Uma das propostas do nosso blog é organizar um pouco o material que vamos encontrando para facilitar nosso trabalho na hora de criar uma atividade para nossas crianças. Uma delas é por ordem nos números. Para começar, fizemos uma seleção de desenhos do número 1 para colorir e imprimir.

Mais ou menos a partir dos 3 anos a criança vive um período sensível para os números e as letras. Podemos aproveitar esse interesse para desenvolver propostas de atividades que reforcem o conhecimento. No caso da matemática, é importantíssimo que compreenda o conceito de quantidade. Ou seja, de nada vale que a criança saiba dizer de memória os números de 1 a 20. Esse é só um processo de memorização. Antes mesmo de aprender os números, é preciso que entenda de que a um número se associa uma quantidade.

A atividade de colorir o número é bem interessante já que reforça o reconhecimento da grafia do número. Nesse sentido, selecionamos imagens do número 1 com imagens de animais ou objetos que facilitem o reconhecimento da ideia de quantidade.

Ainda assim, para aqueles que não vem acompanhado da imagem de um objeto ou animal, você pode trabalhar usando objetos reais que tenha em casa. Também pode usar frutas, talheres… enfim, qualquer material que tenha disponível.

Número 1 para colorir e imprimir

Selecione abaixo a imagem que desejar. Clique para ampliar e imprima. Disponibilize material de pintura para que a criança possa pintar.

Atividades de matemática

Nesta seção, encontre muitas atividades interessantes de matemática para fazer com as crianças em casa ou em sala de aula. Através da matemática manipulativa a criança aprende melhor os conceitos abstratos. Clique abaixo e confira:

2 Comentários

Deixe Uma Resposta