Filtros

Selecionados Séries Educação Infantil Assunto Ciências
Assuntos

3 resultados

Atividades de Ciências para Educação Infantil

Cabeça, ombro, joelho e pé para Educação Infantil de Ciências, Corpo humano - Material educacional

Cabeça, ombro, joelho e pé

3.0 (3)

Cabeça, Ombro, Joelho e Pé é uma canção infantil muito utilizada como ferramenta educativa e recreativa. Esta música simples, mas eficaz, desempenha um papel crucial no...

Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula para 5º Ano, 4º Ano, 3º Ano, 2º Ano, 1º Ano, Educação Infantil de...

Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula

Para aprofundar o estudo sobre como percebemos o mundo, criamos este Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula. Este material é um complemento...

Jogo da memória dos 5 sentidos para imprimir para 5º Ano, 4º Ano, 3º Ano, 2º Ano, 1º Ano, Educação Infantil de Ciências, C...

Jogo da memória dos 5 sentidos para imprimir

4.0 (1)

Aprender brincando é sempre mais divertido! Apresentamos o nosso Jogo da memória dos cinco sentidos para imprimir, uma ferramenta pedagógica lúdica e eficaz, ideal para complementar...

Na Educação Infantil, a aula de Ciências acontece a todo momento. Ela está na curiosidade de uma criança que pergunta por que chove, na fascinação ao observar uma formiga carregando uma folha e na alegria de misturar cores e criar uma nova. Fazer ciência nesta fase não é decorar nomes complicados, mas sim investigar, explorar, experimentar e, acima de tudo, se encantar com as descobertas sobre o mundo natural e os seres vivos.

O objetivo é nutrir a curiosidade inata das crianças, transformando-as em pequenas pesquisadoras do seu próprio cotidiano, que aprendem a observar, levantar hipóteses e buscar respostas de forma lúdica e concreta.

Objetivos Gerais do Estudo de Ciências na Educação Infantil

O estudo de Ciências nesta etapa está inserido principalmente no campo de experiência "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações" da BNCC. As experiências propostas buscam incentivar a criança a:

  • Explorar e observar o ambiente: O objetivo é aguçar a curiosidade da criança para que ela observe os elementos da natureza (sol, chuva, vento, terra, plantas) e os seres vivos ao seu redor. Ela aprende a identificar e nomear animais e plantas, compreendendo suas necessidades básicas e características (EI03ET03, EI03ET05).
  • Investigar transformações e fenômenos: A criança é convidada a participar de experimentos simples para observar o que acontece quando misturamos elementos (água e terra, por exemplo), quando algo esquenta ou esfria, ou quando um alimento muda de estado. Isso desenvolve o pensamento investigativo e a noção de causa e efeito (EI03ET02).
  • Conhecer o próprio corpo e os sentidos: O aluno aprende a nomear as partes do corpo e a explorar os cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) como ferramentas para conhecer o mundo. O cuidado com a saúde e a higiene também são temas importantes, trabalhados de forma prática (EI03CG02 - referente ao Corpo, Gestos e Movimentos).
  • Perceber a passagem do tempo e os ciclos da vida: Através da observação do crescimento de uma planta ou do desenvolvimento de um animal, a criança começa a compreender as noções de ciclo de vida, nascimento, crescimento e mudança. A observação da rotina diária (dia e noite) e das estações do ano também faz parte desse aprendizado (EI03ET06).

Índice de Atividades de Ciências para a Educação Infantil

Explorando os Seres Vivos e a Natureza

Plantar um grão de feijão no algodão e acompanhar seu crescimento.
 • Criação de uma "caixa de tesouros da natureza", com folhas secas, gravetos, pedrinhas e sementes.
 • Construção de um minhocário ou de um pequeno formigueiro de observação.
 • Passeios pelo pátio da escola para observar pássaros, insetos e outros pequenos animais.
 • Criação de um herbário com folhas de diferentes árvores.

Experiências e Descobertas

  • Brincadeira "flutua ou afunda?" com diferentes objetos na água.
  • Experiência de misturar as cores primárias com tinta para descobrir as cores secundárias.
  • Fazer gelatina para observar a transformação do líquido para o sólido.
  • Observar o gelo derretendo sob o sol.
  • Criação de "massinha de modelar" caseira.

O Corpo Humano e os Cinco Sentidos

  • Circuitos no pátio para explorar os movimentos do corpo (correr, pular, rolar, engatinhar).
  • Caixas-surpresa com diferentes texturas para adivinhar objetos usando apenas o tato.
  • Degustação às cegas de frutas para identificar os sabores (doce, azedo).
 • Brincadeira de adivinhar sons do ambiente ou de instrumentos com os olhos vendados.
  • Desenho do contorno do corpo em papel pardo e preenchimento com as partes do corpo.

Observando o Tempo e o Ambiente

  • Construção de um "cata-vento" para observar a direção do vento.
  • Criação de um "painel do tempo" para registrar diariamente se o dia está com sol, chuva ou nublado.
  • Brincadeiras com sombras, observando como elas mudam de tamanho e posição ao longo do dia.