Compartilho com vocês dicas para fazer móbiles táteis Montessori para bebês. Depois da primeira etapa do jogo visual, podemos estimular os movimentos do bebê com uso de móbiles táteis.

Os móbiles táteis podem ser oferecidos ao bebê a partir dos 4 meses, quando a criança já pega objetos com as mãos. Esses móbiles são simples e entretidos. Na realidade, podemos usar uma série de objetos sensoriais que ajudará a criança a explorar textura, sons, cores, sabores. Desta vez, o móbile deve estar numa altura adequada que permita ao bebê tocar e pegar o objeto com as mãos. Para isso, basta um único objeto suspenso por um fio elástico grosso.

Móbiles para bebê Montessori

Alguns materiais que podemos usar:

  • Anéis de madeira
  • Bolas Montessori
  • Bola Pikler
  • Formas de feltro duro
  • Chocalho grande

Dê preferência por objetos de madeira ou pano com texturas distintas. Há muitos objetos que são legais e podem ficar até bonitos na foto, mas não são muito úteis no momento, tais como um ramo de folhas ou uma pinha. Tenha em conta que aqui estamos falando de uma etapa que pode ir entre os 4 e 7 ou 8 meses do bebê. Posterior a isso, já tem mais domínio e pode experimentar muitos outros tipos de objetos.

Móviles táteis

Os móbiles tácteis podem ser de dois tipos. O primeiro deles é o Móbile de cores primários que pode ser usado a partir dos 3 meses e meio. Constitui-se de círculos feitos de feltro colocado na altura do bebê para que possa toca-lo. Ao encostar em um dos círculos, esses tenderão ao movimento. Logo, será mais difícil para a criança pegar o objeto. Ainda assim, ela percebe que sua ação de tocar gera uma reação do objeto que se move.

Outra possibilidade são os móbiles para pegar e tocar. São oferecidos ao bebê a partir dos 4 meses quando as mãozinhas já estão preparadas tanto para bater nos objetos por casualidade, mas também de forma intencionada. É nesse momento que começam a pegar os objetos, detê-los por um tempo, explorar sua textura e sabores. Esses móbiles são preparados com um aro de madeira ou um chocalho.

Exemplos de móbiles táteis Montessori

Deixo algumas ideias para você se inspirar

Móbile com chocalho

mobiles tateis montessori 01

Bolas coloridas

mobiles tateis montessori 02

Aro de madeira
mobiles tateis montessori 03
Sinos
mobiles tateis montessori 04
Bola Montessori
mobiles tateis montessori 05

As imagens desta publicação são do blog Thekavanaughreport.

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Deixe Uma Resposta