Compartilho com vocês uma atividade com cor vermelha para crianças da Educação Infantil. O vermelho é uma cor primária junto ao azul e ao amarelo. Significa que é independente e não se decompõe, já que não deriva de nenhuma outra cor. Há uma série de tonalidades do vermelho a partir da mistura entre cores primárias e secundárias. Dentre elas estão o carmim, coral, vermelho indiano, salmão, vermelho escuro…

Com as crianças, podemos trabalhar as cores primárias de diferentes formas. Nesta publicação, nossa dica é para aquelas que tenham entre 3 e 6 anos. 

Em casa, temos objetos de diferentes cores e formas que usamos ou não. Faça um passeio atento pelos cômodos e encontre aqueles na cor vermelha. Serão úteis para a atividade. 

Material necessário

Nós usamos todos os tipos de materiais que encontramos, embora tenhamos dado preferência para os materiais nobres. Dessa forma, em vermelho, encontramos: blocos de montar, palitos, palitos de picolé, moedas, argolas, bonecos em miniatura, cones, botões, pregadores…

Atividade com cor vermelha para Educação Infantil

Optamos por uma atividade com cor vermelha desconstruída. Ou seja, com uso de materiais não estruturados. Durante uma semana, trabalhamos de distintas maneiras os objetos que estavam na caixa. 

Tenha em conta que uma proposta pode funcionar bem ou não. Isso porque, ao se tratar de provocações, em sua maioria, a criança pode se interessar ou não por explorar o material. Pode ser que passem muito ou pouco tempo. Não importa. Quando fazemos provocações inspiradas no enfoque Reggio Emilia, devemos ter em conta que a criança pode desejar ou não o jogo. 

O ideal, então, é escolher um local onde o material possa estar presente durante os cinco dias da semana para que a criança explore a qualquer momento, como desejar. Em linhas gerais, os objetivos são explorar e descobrir diferentes usos para as peças soltas, desenvolver capacidades cognitivas, estimular o pensamento lógico-matemático, potenciar o desenvolvimento da criatividade e da imaginação.

Apresentação da atividade com cor vermelha

Sobre uma mesa uma caixa com peças soltas em tom vermelho coberta por um pano vermelho.  Esse é um convite à explorar. O que há debaixo do pano? Ao descobrir o que há debaixo, explorar o que há dentro da caixa. 

atividade com cor vermelha 01

Provocação 1

Ao tirar o pano, a criança pode explorar o material da forma como desejar. Laura virou tudo sobre a mesa. Em algumas provocações que fazemos, pergunto:

O que você consegue fazer com tudo o que está aqui?

É a chave de ativação da criação. A criatividade está em seu estado puro. As mãozinhas trabalham. E o que vai surgindo é algo único. 

atividade com cor vermelha 02

atividade com cor vermelha 03

atividade com cor vermelha 04

atividade com cor vermelha 05

atividade com cor vermelha 09

Provocação 2

Em outro dia, Laura entrou em seu quarto e encontrou os objetos organizados sobre a mesa. Essa é outra forma de apresentar o material. Organizar o caos para que a criança possa explorar com mais atenção os distintos objetos.

atividade sobre vermelho para educacao infantil 01

Como Laura adora o trabalho com a tesoura, não tirou a que havia ali da mão. Como se tratava de uma de brinquedo, ela a usou como pinça para pegar os objetos. Todo seu trabalho foi o desenvolvimento do movimento de pinça. 

atividade sobre vermelho para educacao infantil 02

Além disso, fez uma guirlanda. Esforçou-se por fazê-la de diferentes formas. Na foto, você vê como enrolava a abelhinha. Por fim, embora não tenha foto, usou um pregador para que ficasse presa ao cadarço.

atividade sobre vermelho para educacao infantil 03

Classificar objetos na cor vermelha

Será que podemos saber que há dentro da caixa? Que objetos são iguais? A partir dessas perguntas, Laura começou a classificar os objetos. Ela os organizou e os agrupou, mudando suas posições, uma e outra vez, sobre o tapete. 

atividade de classificacao cor vermelha 01

atividade de classificacao cor vermelha 02

atividade de classificacao cor vermelha 03

Fica claro que, muitas vezes, precisamos apenas dar uma volta por casa para encontrar peças soltas que nos permitam propor brincadeiras maravilhosas para nossas crianças. 

60 Jogos educativos para ensinar as cores às crianças

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

2 Comentários

  1. Anna Paula Barbosa Responder

    Boa tarde!!! Amo as postagens de vocês!! Muito obrigada por compartilhar conosco.

Deixe Uma Resposta