O que acha de fazer uma atividade de colagem com as crianças da Educação Infantil? Mas antes vamos convida-las a visualizar algumas imagens de obras do artista Kurt Schwitters. Ele utilizava diferentes materiais para criar imagens poéticas.

Você vai precisar

  • Imprimir uma ou mais imagens de obras de Kurt Schwitters
  • Papeis diferentes
  • Folha em branco ou outro tom (superfície da colagem)
  • Cola

Como preparar a atividade de colagem

Primeiro imprima uma ou mais imagens de obras de Kurt Schwitters (além de uma breve biografia do artista, deixarei várias obras dele, ao final da publicação, para você escolher e imprimir).  Eu escolhi esta:

Kurt Schwitters arte colagem 01

Separe papeis que tiver por casa, de diferentes tons e texturas. Prepare os recortes. O ideal é que todo o processo fosse feito pela própria criança. No entanto, caso considere oportuno, pode antecipar a parte da colagem para que a atividade de colagem não se alargue tanto e acabe por não ser concluída por motivo cansaço.

Como brincar

Vamos propor uma colagem com papeis em diferentes tons, texturas, com letras ou não, desenhos impressos ou não. No espaço de uma folha de papel, a criança deve organizar formas e cores, buscando uma harmonia entre elas.

Este é o resultado por aqui:

Sobre Kurt Schwitters

Kurt Schwitters (1887 – 1948) é um artista de mídia mista, pintor e poeta associado ao movimento dadaísta. Seus trabalhos de colagem e montagem. Ele se apropriava de imagens e textos da mídia impressa para fazer composições dinâmicas e em capas. Fazia montagens com materiais encontrados pelas ruas de Hannover, sua cidade natal. Sua intenção era refletir o estado em ruína da cultura alemã.

Veja algumas de suas obras:

Kurt Schwitters arte colagem 04 Kurt Schwitters arte colagem 05 Kurt Schwitters arte colagem merz Kurt Schwitters arte colagem 03 Kurt Schwitters arte colagem 02

Gostou desta atividade de colagem Educação Infantil? Não deixe de clicar no link abaixo para descobrir outras possibilidades de criar e fazer arte com recortes.

Atividades de recorte e colagem para fazer com as crianças

1 Comentário

Deixe Uma Resposta