Não poderia deixar de compartilhar esta maravilhosa proposta de atividade inspirada em Waldorf feita pela autora do perfil no Instagram @elijah.my.dear. Em sua conta ela publica imagens de sua experiência como mãe, bem como lindas propostas de atividades inspiradas em Waldorf e Montessori. Pois bem, nesta publicação você vê o mundo dos gnomos.

Ela tem o mesmo armário que o do quarto da Laura. Trata-se de uma edição Trofast de IKEA. Sobre a bancada ela produziu um lindo jardim para os gnomos de sua filha. Simplesmente encantador. Primeiramente, vale destacar que ela fez um trabalho magnífico ao contrapor o verde e a madeira. Dois elementos que sempre casam muito bem.

Sobre um tapete que imita a grama (aliás, estamos correndo atrás de um para o quarto da Laura há muito tempo, ainda sem sucesso), a autora criou um mundo particular com uma pequena casinha de madeira, árvores, cogumelos e um escorregador. Também uma área de convivência com uma mesa e duas cadeiras compunham o ambiente.

Os protagonistas são os gnomos. Na pedagogia Waldorf, os contos de fada são importantes pois tem um papel relevante no desenvolvimento moral da criança. Eles fomentam a imaginação e a criatividade. Ajudam as crianças a expressarem suas emoções.

É assim como duendes, fadas e gnomos passam a fazer parte dos minimundos inspirados na pedagogia Waldorf. Veja algumas das imagens da atividade sobre o mundo dos gnomos e inspire-se!

Mundo dos gnomos

mundo dos gnomos waldorf 02

mundo dos gnomos waldorf 03

mundo dos gnomos waldorf 04

mundo dos gnomos waldorf 05

mundo dos gnomos waldorf 06

mundo dos gnomos waldorf 07

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Pedagogia Waldorf

Nesta seção você pode encontrar vários textos interessantes acerca dessa pedagogia alternativa. Também mostramos propostas de atividades inspiradas em Waldorf. Vale a pena acessar, conhecer mais dessa abordagem e como aplica-la em casa com nossos filhos.

2 Comentários

  1. Karina Dallavalle Merten Responder

    Olá, adoro o trabalho de vocês e obrigada por tamanha generosidade em compartilhar conhecimento de qualidade. Sou mãe e desde que descobri a gravidez tento me preparar para educar minha filhaque hoje tem 1 a e 2m, leio bastante e me encantei por Montessori. Decidimos basear a criação dela nesta metodologia mas eu me encanto pelas outras também e tenho uma grande dúvida: Montessori não defendia a fantasia para crianças menores de 7 anos (pelo menos foi o que conclui assistindo os vídeos do Gabriel Salomão rsrss), para ela deverìamos nos ater ao máximo ao concreto, à vida prática. Como posso mesclar com a pedagogia Waldorf tão lúdica e cheia de fantasia? neste ponto as pedagogias não são antagônicas? Se puderem me orientar ficaria muita grata, e mais uma vez parabens.

    • Karina Responder

      Olá Karina,

      Boa pergunta. Na realidade, acredito que cada método há coisas positivas com as quais compartilho e outras que nem tanto. Montessori não está a favor da fantasia. E Waldorf sim.

      No que diz respeito à leitura, tendo a comprar livros infantis que tragam histórias mais realistas e contribuam para o desenvolvimento da Laura. No entanto, não estou de acordo que a criança não deva ter contato com a fantasia. A fantasia também ajuda a construir o imaginário, a desenvolver a criatividade e a imaginação de nossos filhos.

      Por aqui verá, que nem tudo é 100% Montessori e nem 100% Waldorf. Aproveito-me de cada metodologia aquilo que melhor possa ensinar à minha filha. Por exemplo, adoro os materiais Waldorf justo por favorecer esse caráter imaginativo da criança. Mas também curto muito os materiais montessori por todo o processo de concentração que exige cada tarefa.

Deixe Uma Resposta