






Atividade sobre monumentos do Brasil
Páginas
Tipos
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
O que você vai encontrar no material?
Nosso arquivo em PDF é uma coleção de flashcards ilustrados, prontos para imprimir e usar. Cada cartão é um convite para conhecer um pedacinho do Brasil.
• Ilustrações dos monumentos: Imagens claras e atraentes de diversos pontos turísticos e históricos.
• Descrição Lúdica e Informativa: Cada cartão vem com o nome do monumento, sua localização (cidade e estado) e um texto curto, com linguagem acessível e curiosidades que despertam o interesse das crianças.
• Diversidade Geográfica e Histórica: O material passeia por diferentes regiões e épocas, apresentando desde ícones mundialmente famosos:
- Cristo Redentor (RJ)
• Pão de Açúcar (RJ)
• Congresso Nacional (DF)
• Catedral de Brasília (DF)
• Pelourinho (BA)
• Elevador Lacerda (BA)
• Teatro Amazonas (AM)
• Igreja de Ouro Preto (MG)
• Museu de Arte de São Paulo (SP)
• Monumento às Bandeiras (SP)
• Ruínas de São Miguel das Missões (RS)
• Santuário Bom Jesus de Matosinhos (MG)
• Jardim Botânico de Curitiba (PR)
• Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ)
• Museu do Amanhã (RJ)
• Santuário de Nossa Senhora Aparecida (SP)
• Ópera de Arame (PR)
• Arcos da Lapa (RJ)
• Catedral da Sé (SP)
• Marco Zero do Equador (AP)
5 Atividades para viajar pelo Brasil sem sair do lugar
Transforme os cartões em uma experiência de aprendizado rica, tátil e interdisciplinar.
1. Mapa do Brasil interativo (Geografia): Imprima um grande mapa do Brasil e o coloque no chão ou na parede. A tarefa da criança é ler a localização em cada cartão e posicionar a figura do monumento no estado correspondente. A atividade conecta a imagem à sua localização geográfica, tornando o mapa uma ferramenta viva e cheia de significado.
2. Construindo monumentos (Arte e Engenharia): Desafie as crianças a recriarem os monumentos usando diferentes materiais. Elas podem usar blocos de montar ou caixas de papelão para construir o Congresso Nacional ou o MASP, argila ou massinha para modelar as estátuas dos profetas de Aleijadinho, ou até mesmo desenhar os vitrais da Catedral de Brasília em um papel celofane.
3. Linha do tempo do Brasil: Alguns monumentos são muito antigos (Ruínas de São Miguel), outros são clássicos (Teatro Municipal) e alguns são super modernos (Museu do Amanhã). Crie uma linha do tempo em uma longa faixa de papel e ajude as crianças a organizarem os monumentos de acordo com a época em que foram construídos, introduzindo a noção de passagem do tempo e de diferentes períodos históricos.
4. Quem sou eu? (Jogo de Adivinhação): Coloque os cartões em um saco. Um jogador sorteia um cartão e lê apenas a descrição, sem dizer o nome do monumento. Ex: "Eu pareço uma coroa de espinhos ou mãos rezando para o céu e sou uma obra de Oscar Niemeyer. Quem sou eu?". Os outros devem adivinhar que é a Catedral de Brasília. A brincadeira estimula a escuta atenta e a retenção de informações.
5. Postais do Brasil (Linguagem e Criatividade): Peça para cada criança escolher o seu monumento favorito. Ela deve então criar um cartão-postal. De um lado, ela desenha o monumento. Do outro, ela escreve uma pequena mensagem para um amigo ou familiar, contando o que aprendeu sobre aquele lugar, como se estivesse realmente viajando pelo Brasil.
Alinhamento com a BNCC
Esta atividade interdisciplinar dialoga com diversas competências e habilidades da BNCC, especialmente nos componentes de História, Geografia e Arte.
• História:
- EF03HI04: Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
- EF04HI03: Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes [...].
• Geografia:
- EF04GE01: Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas [...], valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
- EF03GE02: Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição de diferentes grupos sociais e culturais.
• Arte:
- EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
- EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.).
Apresentar os monumentos do Brasil às crianças é uma forma de que elas se reconheçam como parte de uma nação rica e diversa, com um patrimônio que merece ser conhecido, admirado e, acima de tudo, preservado. Com estes cartões e atividades, a aprendizagem se torna uma viagem inesquecível pelo coração da nossa cultura.
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares

Atividade leia e pinte um livro
Língua Portuguesa

Tarefa letra C
Alfabeto

Atividades de caligrafia
Pré-escrita

Atividade de arco-íris para Educação Infantil
Pré-escrita

Jogo de lógica com palitos de picolé
Atenção e Concentração

Nomes de paisagens naturais
Paisagens

Atividade de recortar Festa Junina
Pré-escrita

Quebra-cabeça de joaninha para recortar e colar
Recursos Educativos