Produção de texto sobre educação ambiental

Páginas

4 páginas

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

Formar cidadãos conscientes sobre a importância de cuidar do nosso planeta é uma das missões mais importantes da educação. Mas como transformar um tema tão amplo como "meio ambiente" em algo pessoal e significativo para uma criança? A resposta pode estar em uma simples imagem. Nossa atividade de produção de texto utiliza o poder de uma tirinha para provocar a reflexão e inspirar a escrita. Ela parte de um questionamento visual para que a criança construa seu próprio argumento sobre a importância de cada pequena ação.

O que você vai encontrar no material?

O material apresenta uma tirinha da Magali (Turma da Mônica) sem falas que contrasta duas realidades:

a. O ato individual e positivo de uma pessoa regando uma pequena planta.

b. O cenário maior, revelando uma cidade com fábricas poluindo o ar.

Essa imagem é um convite à reflexão: será que minha pequena ação faz diferença diante de um problema tão grande?

Com base na observação da tirinha, a criança é convidada a escrever uma redação sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Uma página inteira com linhas está disponível para que o aluno possa organizar suas ideias e escrever seu texto final.

5 Atividades para expandir a reflexão

Transforme a produção de texto em um projeto completo que conecta ideias, palavras e ações.

1. Roda de conversa e tempestade de ideias: Antes de escrever, promova um debate. Mostre a tirinha e pergunte: "O que vocês sentiram ao ver as imagens? A pessoa que rega a planta está fazendo a coisa certa? Por quê? O que mais ela poderia fazer?". Anote as palavras-chave e as ideias que surgirem. Isso cria um "banco de ideias" coletivo e ajuda a organizar o pensamento para a escrita.

2. Detetives do desperdício (Observação concreta): Transforme as crianças em "detetives ambientais" por um dia. A missão é observar e anotar em um pequeno caderno os exemplos de desperdício (uma torneira pingando, uma luz acesa em um cômodo vazio) e também as boas práticas (alguém separando o lixo, usando uma sacola retornável) na escola ou em casa. Essa observação concreta fornece material real e exemplos para a redação.

3. Mural das soluções: Divida uma grande folha de papel pardo em duas colunas: "Problemas" e "Soluções". As crianças podem recortar de revistas ou desenhar figuras que representem problemas ambientais (lixo na rua, fumaça) e, ao lado, as soluções correspondentes (lixeira, bicicleta). Este painel visual ajuda a estruturar o texto, especialmente a parte de argumentação e propostas.

4. Triagem e classificação do lixo: Uma atividade prática de vida. Reúna embalagens limpas de diferentes materiais (plástico, papel, metal, vidro). Crie estações de "coleta seletiva" com caixas coloridas. A criança deve classificar cada item, colocando-o na lixeira correta. Isso internaliza o conceito de reciclagem e fornece vocabulário específico para o texto.

Alinhamento com a BNCC (Ensino Fundamental)

Esta atividade de produção textual é interdisciplinar e se alinha a diversas competências e habilidades da BNCC.

Língua Portuguesa:

Práticas de Linguagem: Leitura/escuta (interpretação de texto verbo-visual), Produção de textos (escrita autônoma), Oralidade (discussão em grupo).

  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. (Ao interpretar a tirinha).
  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido [...].
  • EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

Ciências da Natureza:

  • EF03CI04: Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo. (Pode ser expandido para o impacto da poluição na vida animal).
  • EF05CI04: Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas de consumo consciente.

Tema Transversal: Meio Ambiente.

Escrever sobre o meio ambiente pode se tornar um exercício de cidadania, quando aproveitamos a ocasião para promover uma reflexão sobre nossas ações no dia a dia. O interessante é ajudar a criança a construir sua própria linha de raciocínio e a valorizar suas próprias ações para conseguir um futuro mais sustentável. 

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares