A atividade ache o intruso desenvolve as habilidades de raciocínio lógico, posto que aprimora a capacidade de analisar elementos e encaixa-los em categorias. Ampliando, ainda trabalha a linguagem, algo imprescindível para auxiliar a criança a expressar o pensamento crítico. Vejamos, em detalhes, os objetivos e formas de trabalhar a atividade.

Objetivo da atividade Ache o intruso

O principal objetivo da atividade é identificar um elemento que não se enquadra em um conjunto com base em critérios específicos. Após observar o grupo de itens, a criança deve marcar com um “X” aquele que considera ser o diferente ou o intruso. O mais importante é explicar a razão da escolha. Essa prática reforça o entendimento sobre as semelhanças e as diferenças entre os diferentes objetos, animais, pessoas… E, não cabe dúvidas de que essa prática proporciona o desenvolvimento de habilidades de argumentação.

Aprender a categorizar os diferentes elementos que há no nosso entorno é uma habilidade cognitiva fundamental que nos ajuda a organizar informações e a fazer inferências sobre o mundo. Também nos ajuda na tomada de decisões, posto que aprendemos a reconhecer padrões e a simplificar a complexidade do ambiente.

Como fazer a atividade

Ofereça à criança uma das fichas abaixo. Vamos aplicar um exemplo prático. Tenha em conta o grupo de itens: cadeira, sofá, cama e bola. Pergunte à criança: “Qual é o intruso?”. A resposta esperada é: “A bola”. Não basta com dizer a resposta correta. É preciso que justifique sua escolha. Por exemplo: a cadeira, o sofá e a cama são móveis, ou seja, objetos projetados para apoiar as atividades humanas como sentar e deitar. A bola, por outro lado, é um objeto usado principalmente para jogos e esportes, não tendo a função de mobiliário. Dessa forma, verificamos a capacidade da criança de distinguir entre brinquedos e móveis.

Esperamos que tenham gostado da atividade e apliquem em casa ou na escola com seus filhos e/ou alunos!

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