Atividades de Ciências 5 ano

O estudo de Ciências no 5º ano do Ensino Fundamental é uma etapa fundamental para a construção do pensamento crítico e científico nos alunos. Nessa fase, as crianças começam a explorar conceitos mais complexos, expandindo sua compreensão do mundo ao seu redor. As atividades de Ciências 5 ano são projetadas para serem tanto educativas quanto envolventes, incentivando a curiosidade e a exploração.

O se estuda em Ciências no 5º ano?

No 5º ano, os alunos mergulham em uma variedade de temas que abrangem as principais áreas da Ciência. Eles aprendem sobre o sistema solar e o universo, explorando os planetas e outros corpos celestes. A biologia é introduzida através do estudo dos ecossistemas, cadeias alimentares e a diversidade da vida na Terra. Os conceitos de física e química são apresentados por meio de estudos básicos sobre matéria, energia, estados físicos e misturas. Além disso, temas como saúde humana e higiene também são abordados, fornecendo aos alunos conhecimentos essenciais para o autocuidado. Logo, há uma multiplicidade de temas a serem abordados nas atividades de ciências 5 ano.

Temáticas de Ciências no 5º ano

Algumas dos temas para atividades de ciências 5 ano contemplam:

Astronomia: Terra e universo

Exploração do sistema solar, fases da lua, e eclipses.

  • Planeta Terra
    _ Características da Terra
    – Globo terrestre
    – Modelos da Terra
    – Rotação terrestre
    – Translação
    – Planeta Terra por dentro
    – Planeta terra por fora: solos, rochas e camadas
    – Eixo terrestre
    – Dia e noite
    – Amanhecer e entardecer
  • Mapa-múndi
    – Continentes
    – Oceanos
    – Mares
    – Rios
    – Lagos
  • Exploradores da Terra
    – Grandes navegações
    – Instrumentos de navegação
    – Ímãs
    – Bússolas
    – Magnetita
    – Pontos carteais: norte-sul, leste-oeste
    – Latitude
    – Longitude
    – GPS
    – Orientação
  • Instrumentos ópticos de observação do céu
    – Espelho
    – Lentes
    – Telescópios
    – Luneta
  • Céu noturno
    – Estrelas
    – Constelações (Órion e Três Marias, Cruzeiro do Sul, Escorpião)
    – Bandeira do Brasil e constelações
    – Lua
    – Fases da Lua: lua nova, lua quarto minguante, lua quarto crescente, lua cheia
    – Movimento aparente diário das estrelas
    – Movimento aparente anual das estrelas
    – Cartas celestes ou Mapas celeste
  • Sistema Solar
    – Astronomia
    – Astrônomo
    – Sol
    – Planetas do Sistema Solar
    – Satélites
    – Cometas
    – Cinturão de astreoides
    – Meteoroides
    – Exoplanetas
  • Saúde do planeta Terra
  • Tempo
    – Medidas de tempo
    – Sol como referência de tempo
    – Calendário
    – Estações do ano
    – Fenômenos cíclicos
Água no planeta Terra
  • Água na natureza
    – Distribuição da água no planeta Terra
    – Estados físicos da água
    – Observação das mudanças de estado físico da água *
    – Ciclo hidrológico
    – As plantas no ciclo da água
  • Consumo da água
    – Quantidade de água doce no planeta Terra
    – Para que usamos a água?
    – Hábitos de consumo
    – Hábitos R’s: reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recusar
    – Consumo de água nas casas
    – Consumo de água na agricultura
    – Consumo de água nas indústrias
    – Consumo consciente de água
    – “Água é vida”
    – Recursos naturais: chuva, nuvens, geleiras, oceanos, rios, lagos
  • Água e sociedade
    – Acesso da população mundial à água potável
    – Escassez de água
    – Tratamento de água e esgoto
    – Como influenciamos o ciclo da água
    – Declaração dos direitos da água
Ecologia e meio ambiente

Compreensão de ecossistemas, cadeias alimentares, e a importância da biodiversidade.

  • Vegetação
    – Arbusto
    – Epífita
    – Herbácea
    – Árvores
    – Plantas
  • Vegetação brasileira
    – Pampas
    – Mata Atlântica
    – Caatinga
    – Pantanal
    – Cerrado
    – Floresta Amazônica
  • Unidades de conservação
    – Parques nacionais
    – Exploração sustentável de recursos do ambiente
    – Ecologia
    – Conservação da paisagem natural
    – Ação antrópica
  • Preservação ambiente
    – Extração de matéria-prima e descarte de resíduos
    – Sustentabilidade
    – Feira de trocas no colégio
Ciências físicas

Introdução a conceitos básicos de física e química, como estados da matéria e misturas.

  • Matéria
    – O que é matéria?
    – Propriedades gerais e específicas da matéria
    – Boia ou afunda? *
    – Densidade
    – Por que os navios flutuam?
    – Solubilidade dos materiais
    – Materiais bons e maus condutores de solubilidade
    – Dissolve na água? *
    – Condutibilidade térmica
    – Materiais bons e maus condutores de calor
    – Esquenta rapidamente ou devagar?
    – Condutibilidade elétrica
    – – Materiais bons e maus condutores de eletricidade
    – Conduz eletricidade? *
    – Sinalização de segurança
    – Magnetismo
    – É atraído por um ímã? *
    – Pescaria magnética
  • Misturas
    – Mistura: água e óleo
    – Transformações reversíveis
    – Transformações irreversíveis
  • Lixo e reciclagem
    – Lixo
    – Reciclagem
    – Materiais reciclados
    – Coleta seletiva: plástico, PET, vidro, papel, papelão, alumínio
    – Cooperativa de reciclagem
Problemas urbanos

Compreender conceitos referentes às paisagens urbanas, fontes de energia e poluição. Como uma série de fatores provocam problemas nas grandes cidades?

  • Problemas nas grandes cidades
    – Urbanização
    – Poluição do ar: Tráfego de veículos, veículos automotores, motores a combustão
    – Ilhas de calor
    – Pavimentação
    – Enchentes
    – Escassez de áreas verdes
  • Fontes de energia “limpas”
    – Fontes de energia
    – Combustíveis fósseis
    – Petróleo
    – Carvão mineral
    – Gás natural
    – Usinas termoelétricas
    – Usinas hidrelétricas
    – Fontes de energias limpas
    – Fonte de energia eólica
    – Fonde de energia solar
    – Biocombustíveis
  •  Usina de Itaipu
Biologia

Estudo dos seres vivos, incluindo anatomia e fisiologia humanas.

  • Sistema circulatório
    – Coração
    – Vasos sanguineos
    – Artéria aorta
    – Sangue
    – Glóbulos vermelhos
    – Glóbulos brancos
    – Coágulo sanguíneo
    – Célula
  • Sistema respiratório
    – Nariz
    – Traqueia
    – Pulmões
    – Alvéolos pulmonares
    – Sangue
    – Oxigênio
    – Nutrientes
  • Sistema digestório
    – Digestão
    – Boca
    – Esôfago
    – Estômago
    – Intestino delgado
    – Intestino grosso
    – Fígado
    – Pâncreas
    – Alimentos
    – Nutrientes
  • Sistema urinário humano
  • Sistema locomotor
  • Sistema excretor
  • Sistema nervoso
  • Sistema endócrino
  • Sistema reprodutor
  • Por dentro do corpo humano
    – Câmera escura
    – Microscópio
    – Raio-X
  • Seres vivos
    – Vida na Terra
    – Características dos seres vivos
    – Biodiversidade
    – Classificação dos seres vivos
    – Animais vertebrados
    – Animais invertebrados
    – Bactérias
    – Fungos
    – Microorganismos: vírus e bactérias
    – Reino dos vegetais
    – Reino animal
    – Ser humano
Saúde e higiene

Ensino de práticas saudáveis de higiene e cuidados pessoais.

  • Atividade física
    – Pulsação
    – Batimento cardíaco
    – Movimento respiratório
    – Inspiração
    – Expiração
    – Ritmo cardiorrespiratório
    – Energia
    – Caloria
    – Necessidade energética
    – Alimentos
  • Alimentação saudável
    – Alimentos saudáveis
    – Rótulos de embalagens
    – Análise nutricional
    – Nutrientes
    – Vitaminas
    – Minerais
    – Carboidratos
    – Proteínas
    – Gorduras
    – Subnutrição
    – Escorbuto
    – Cálcio
    – Vitamina C
    – Pirâmide alimentar
    – Hábitos alimentares
    – Dieta
    – Cardápios equilibrados
    – Distúrbios nutricionais
    – Cuidados necessários para preparo e conservação dos alimentos
    – A merenda escolar
    – Produção de alimentos em larga escalas
  • Medidas do corpo humano
    – Obesidade
    – Sedentarismo
    – Hábitos promotores de saúde
    – Gasto energético
  • Saúde auditiva e visual
    – Ondas: luz e som
    – Poluição sonora
    – Poluição visual
    – Cuidados de higiene auditiva
    – Preciso de usar óculos?
    – Para que servem os óculos?
    – Doenças dos olhos
  • Estilo de vida saudável
    – Atitude positiva
    – Exercícios físicos

Por quê?

Curiosidades que surgem nesta etapa escolar:

  • Quem sou eu?
  • Como contamos o tempo?
  • O que é um ser vivo?
  • Como são as plantas?
  • Onde os seres vivos habitam?
  • Os ambientes podem ser mofados pelo homem?
  • O que é o aquecimento global?
  • Como podemos cuidar do meio ambiente?
  • De que são feitos os objetos?
  • Como usamos os objetos?
  • De onde vem a sombra?
  • O Sol se move no céu?
  • Como os seres vivos se locomovem?
  • Como percebemos o mundo?
  • Como me comunico com o mundo?

Conclusão

As atividades de Ciências 5 ano do Ensino Fundamental são cruciais para desenvolver nas crianças um entendimento mais profundo e apreciativo do mundo natural e científico. Ao combinar teoria com atividades práticas, os alunos não apenas absorvem informações valiosas, mas também desenvolvem habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. Esta fase prepara os alunos para desafios mais avançados em Ciências, estabelecendo uma base sólida para o aprendizado futuro.