A língua é a espinha dorsal da comunicação e compreensão humana, e sua importância é indiscutível no desenvolvimento cognitivo e social de crianças em idade escolar. No 4º ano do Ensino Fundamental, os alunos estão em um estágio crucial, onde aprimoram suas habilidades linguísticas básicas e se preparam para desafios mais complexos. As atividades de Português 4 ano para esta fase são planejadas para garantir um aprendizado abrangente e significativo.
O que se estuda em Língua Portuguesa no 4º ano
No 4º ano, o currículo de Língua Portuguesa é diversificado e aprofunda os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores. O foco é ampliar as capacidades de leitura, escrita, compreensão oral e produção textual. Os alunos são introduzidos a uma variedade maior de textos, incentivando o desenvolvimento de um pensamento crítico e uma compreensão mais profunda da língua e suas nuances.
Principais temáticas de Português no 4º ano
Gêneros textuais
- Artigo de divulgação científica
- Canção
- Carta
– Carta de reclamação
– Carta pessoal - Cartaz de campanha
- Conto
– Conto de artimanha
– Conto de suspense
– Conto popular - Cordel
- Debate
- Discurso
– Discurso de agradecimento - Ditado popular
- Entrevista
- Expressões idiomáticas
- História em quadrinhos
- Instruções de jogos
- Jornal
– Primeira página de jornal
– Notícia - Mito
- Poema
– Poema em verso
– Poema visual
– Poema concreto
– Rimas e recursos do poema - Preposição
- Propaganda
- Provérbios
- Relato
– Relato de viagem - Resenha
– Resenha de livro
– Resenha de filme - Roteiro
– Roteiro de passeio - Texto dramático
- Texto expositivo
- Texto informativo
- Texto instrucional
- Texto teatral
- Verbete de enciclopédia
Gramática
Outro componente crucial é o conhecimento gramatical aplicado. Aqui, os alunos participam de atividades práticas que os desafiam a utilizar seu conhecimento gramatical em contextos reais de comunicação. Isso pode incluir jogos de palavras, dramatizações, ou exercícios de escrita que exigem a aplicação correta de regras gramaticais. Essas atividades não só solidificam o conhecimento gramatical, mas também demonstram como a gramática é fundamental para a comunicação eficaz.
- Fonema e letra
– Encontro consonantal
– Encontro vocálico
– Dígrafo - Sílabas
– Classificação das palavras segundo o número de sílabas: monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas
– Sílaba e tonicidade - Vocativo
- Variedades da língua
- Substantivo
– Classificação
– Sinônimo e antônimo
– Simples e composto
– Graus do substantivo
– Usos de letra maiúscula
– Concordância nominal - Adjetivo
– Adjetivo e locução adjetiva
– Graus do adjetivo: comparativo e superlativo - Pessoas gramaticais e pronome verbal
- Verbo
– Pessoa e número
– Tempos verbais: presente, passado e futuro
– Imperativo
– Concordância: substantivo e verbo
– Uso de verbo para apresentar a fala das personagens
– Uso do tempo passado nas histórias - Pronome
– Pronomes pessoais
– Pronomes possessivos
– Pronome demonstrativos
– Pronome de tratamento
– Uso dos pronomes para evitar repetições no texto
Ortografia
O estudo mais detalhado da Língua Portuguesa permite aos alunos não apenas escrever corretamente, mas também entender como as diferentes partes da língua interagem para criar significado. A produção de texto assume um papel significativo, incentivando os alunos a expressarem suas ideias e emoções através de redações, histórias, relatos pessoais e descrições. Essa prática não só melhora suas habilidades de escrita, mas também fomenta a criatividade e a expressão individual.
- Divisão silábica
– Encontros consonantais CT, DJ, GN, PC, PÇ, PN, PS, PT e TM
– Encontros vocálicos
– Dígrafos - Acentuação
– Palavras oxítonas
– Palavras paroxítonas
– Palavras proparoxítona - Terminações
– OSO/OSA
– EZ/EZA
– ÊS/ESA
– ISAR/IZAR
– AM/ÃO
– AGEM
– OI/OU
– IL/IU
– EU/É/EL
– AI/EU/OU
– L/U - Letras G e J
- Letras C e Ç
- Letras C, S, SS, SC, SÇ e XC
- Letras S e Z
- Letra H no início de palavras
- Pontuação
– Pontuação, entonação e expressividade
– Pontuação que introduz fala de personagens - Por que ou porque
- Palavras de ligação