Atividades de Português 3 ano

O 3º ano do Ensino Fundamental é um período crucial na jornada educacional das crianças, especialmente no aprendizado da Língua Portuguesa. Nesta fase, os alunos já têm uma base de alfabetização e começam a explorar aspectos mais complexos da língua. As atividades de português 3 ano são cuidadosamente projetadas para desenvolver habilidades de leitura avançada, compreensão textual, escrita criativa e conhecimento gramatical.

O que se estuda em português no 3º ano do Ensino Fundamental?

No 3º ano, os alunos aprofundam seu conhecimento em várias áreas da língua portuguesa:

  • Leitura e interpretação de texto: Há um foco maior na leitura de textos variados, como contos, fábulas, notícias e poemas, com atividades para desenvolver a interpretação e o pensamento crítico.
  • Gramática e ortografia: As crianças aprendem sobre as regras gramaticais mais complexas, incluindo tipos de frases, conjugação verbal em diferentes tempos e modos, além de aprofundar conhecimentos em ortografia.
  • Produção de texto: Há um incentivo para que os alunos escrevam textos mais longos e estruturados, como histórias, relatos pessoais e descrições.
  • Ampliação de vocabulário: Atividades são projetadas para enriquecer o vocabulário dos alunos, introduzindo novas palavras e expressões.

Unidades temáticas de português 3º ano

As unidades temáticas de português para o 3º ano são diversificadas, englobando:

Gramática e ortografia
  • Linguagem formal e informal
  • Onomatopéias: palavras que imitam sons
  • Pontuação
    – Ponto de exclamação
    – Dois-pontos e travessão
    – Ponto-final e ponto de interrogação
  • Substantivo na frase
    – Substantivo na frase
    – Substantivo próprio e substantivo comum
    – Masculino e feminino
    – Diminutivo: INHO/INHA e ZINHO/ZINHA
    – Aumentativo
    – Singular e plural
  • Artigo
  • Verbo
    – Verbo de ação
    – Verbo de estado
    – Verbo de fenômeno da natureza
    – Pessoas do verbo e concordância verbal
    – Verbos no imperativo
  • Pronome
    – Pronomes pessoais
    – Pronomes possessivos
    – Pronomes demonstrativos
  • Família de palavras
  • Adjetivo
  • Sentido real e sentido figurado das palavras

Ortografia

  • CH, LH, NH
  • R ou RR
  • S ou Z
  • L ou R
  • S, SS, SC, C ou Ç
  • X
  • G ou J
  • CH e X
  • M ou N antes de consoante
  • Dígrafo
  • Sílabas
    – Encontros de vogais
    – Separação de sílaba
    – Palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas
  • Sílaba tônica – Classificação das palavras
  • Acentuação das palavras
    – Oxítonas
    – Paroxítonas
    – Proparoxítonas
  • Formação de palavras
    – Prefixos
    – Sufixos
  • Divisão silábica
  • Letra maiúscula
Gêneros textuais
  • Carta pessoal
  • Relato de memórias
  • Poema
    – Poema narrativo
  • Conto
  • Histórias em quadrinhos
  • Entrevista
  • Debate sobre direitos e deveres
  • Regras de jogos
  • Retato de experimento
  • Notícia
  • Carta do leitor
  • Texto dramático
  • Texto instrucional
  • Mangá
  • Propaganda
  • Autorretrato
  • Cantiga
  • Parlenda
  • Fábula
  • Relato de viagem
  • Resenha
  • Verbete de enciclopédia
  • Dicionário
  • História em quadrinhos
  • Tirinhas
  • História em versos
  • Texto informativo
  • Pintura
  • Letra de canção
    – Criação de estrofe
  • Cordel e repente
  • Peça teatral
  • Cartaz publicitário
  • Mapa mental
  • Receita
  • Reportagem
  • Conto popular

Outras linguagem

  • Pintura
  • Sombras com as mãos
  • História com imagens
  • Cartaz de série televisiva
  • Desenhos de animais
Brincadeiras
  • Bingo de palavras
  • Charadas de palavras
  • Estafeta de frases
  • Criação de histórias em quadrinhos
  • Jogo do detetive de erros ortográficos

Conclusão

As atividades de português 3 ano do Ensino Fundamental são fundamentais para o desenvolvimento linguístico e cognitivo dos alunos. Ao explorar diferentes gêneros textuais, aprimorar habilidades gramaticais e incentivar a expressão criativa, estas atividades preparam as crianças para desafios acadêmicos futuros e ajudam a formar leitores e escritores competentes e reflexivos.