As parlendas de pular corda são uma rica tradição cultural que atravessa gerações. Estas rimas lúdicas, cantadas ou recitadas enquanto se pula corda, não são apenas uma forma de entretenimento, mas também um valioso recurso educacional. Elas desempenham um papel importante no desenvolvimento linguístico, rítmico e motor das crianças.

O que são parlendas?

Parlendas são versos simples, geralmente são rimados e apresentam ritmo. Podem ser recitados em jogos infantis, incluindo o de pular corda. Trata-de de uma tradição oral que faz parte do folclore infantil. Trabalhar as parlendas na Educação Infantil e nas primeiras etapas do Ensino Fundamental, traz vários benefícios para as crianças, dentre os quais podemos destacar o desenvolvimento da memória, da linguagem, do senso rítmico e da coordenação motora.

Leia mais:

5 parlendas de pular corda conhecidas

Vejamos algumas parlendas de pular corda para cantar com as crianças.

1. Um homem bateu em minha porta:

Um homem bateu em minha porta
e eu abri.
Senhoras e senhores, põe a mão no chão.
Senhoras e senhores, pulem de um pé só.
Senhoras e senhores, deem uma rodadinha
E vão para o olho da rua.

2. Café com pão

Café com pão, café com pão,
Galo sozinho não tece um chão.
Café com pão, café com pão,
Salte três vezes e dê uma rodadinha no chão.

3. Salada, saladinha

Salada, saladinha,
Bem temperadinha
Com sal, pimenta
Bota a mão na cabeça
E sai da roda na ponta do pé.

4. Fui no Itororó

Fui no Itororó beber água e não achei.
Achei bela morena que no Itororó deixei.
Aproveita minha ausência
Pula uma, duas, três.”

5. Corre cutia

Corre cutia, na casa da tia,
Corre cipó, na casa da avó.
Lencinho na mão, caiu no chão,
Moça bonita do meu coração.”

Conclusão

As parlendas de pular corda são uma maneira de transportar as crianças no tempo passado, nas tradições de nossos avós e bisavós. Através das cantigas de saltar corda, as crianças trabalham a linguagem e desenvolvem o ritmo. Não há dúvidas de que as parlendas ajudam no desenvolvimento cognitivo, linguístico e social das crianças. Resgatar essa tradição na escola ou nas brincadeiras na rua é dar aos nossos meninos e meninas a oportunidade de desenvolver aspectos cognitivos, linguísticos e sociais.

Deixe Uma Resposta