Compartilho uma compilação de atividades com cores primárias para Educação Infantil e Maternal. São ideias para que bebês e crianças percebam as cores vermelha, amarela e azul a partir de atividades lúdicas e divertidas. Tenha em conta que, na hora de trabalhar a cor, temos em conta que esse é um atributo dos objetos. Logo, é comum encontrar propostas de classificação e ordem.
Vamos mostrar como, através de distintos materiais, podemos apresentar as cores às crianças!
O que são e quais são as cores primárias?
As cores primárias são aquelas consideradas puras, ou seja, não são produzidas a partir da mistura de outros pigmentos coloridos. Aliás, são elas que dão origem a novas cores e a uma grande variedade de tons. São consideradas cores primárias o vermelho, o amarelo e o azul.
A partir de quando trabalhar as cores primárias na Educação Infantil?
Podemos apresentar as cores primárias às crianças a partir dos 5 ou 6 meses, através do móbile octaedro Montessori. A partir daí, segundo suas habilidades, podemos propor-lhe uma série de possibilidades de trabalho com as cores primárias.
Em geral, as cores podem ser trabalhadas como um atributo dentro da atividade ou brincadeira proposta. Dessa forma, a criança pode discriminar os objetos do jogo a partir de sua cor.
Atividades com cores primárias?
Prontos para ver algumas de nossas sugestões. Tenha em conta observar as necessidades da criança. Ela deve estar preparada para realizar a atividade. Não tenha pressa! Apenas considere que ela percebe a cor através da visão. Através do vocabulário, sempre podemos apresentar as cores como uma característica do objeto. É assim como ela vai adquirindo o conceito de cor como uma característica ou atributo do objeto.
1. Móbile Octaedro montessoriano
O móbile Octaedro para bebês inspirado em Montessori pode ser apresentado ao bebê a partir das 5 ou 6 semanas de vida, quando sua vista já pode diferenciar algo melhor as cores. São oferecidas as três cores primárias (vermelho, azul e amarelo) que são muito diferentes entre si. Além disso, sua estrutura é em formas geométricas com volume, o que diferencia este móbile apresentado anteriormente, o móbile Munari, que era feito de imagens planas em preto e branco.
2. Cesto dos tesouros com atributo cor
Podemos oferecer o cesto dos tesouro montessoriano a partir dos 6 meses de idade, quando a criança começa a pegar os objetos. E podemos estender a proposta até os 6 anos. Quando bebê, o objetivo é experimentar com as formas e texturas. Já maiores, o cesto funciona como um conjunto de peças soltas a serviço da criatividade. Ao isolar a cor, colocamos a ênfase nesse atributo.
3. Classificação de cores primárias
Atividade simples de classificação das cores primárias. Em uma caixa com divisórias, coloque pequenos pedaços de papeis nas cores primárias. Em outro pote, ofereça pompons para que a criança possa fazer o pareamento.
Além de trabalhar as cores primárias, também estimulamos o desenvolvimento da coordenação motora fina. Ah, e os pompons podem ser substituídos por outros objetos (fichas de jogo, pedras coloridas…).
4. Caixa de cores Montessori Nr 1
Apresentação da caixa de cores Montessori Nr1. Excelente material para isolar o conceito de cor, em especial, as cores primárias.
5. Caixa de classificação das cores primárias
Eis uma atividade fácil de fazer. Caixa de sapato, palitos de picolé coloridos e fita adesiva colorida. Proposta de pareamento das cores.
Caixa para classificação das cores primárias – faça você mesmo
6. Classificar as cores primárias com pompons
Ainda na mesma linha de classificar e ordenar, eis outra proposta, usando potes nas cores primárias e pompons.
7. Provocação com a cor amarela
Isolamos a cor amarela? Eis uma de nossas propostas preferidas. Uma provocação com peças nas cores amarelas dispostas sobre uma bandeja de madeira. O que a criança é capaz de fazer? Viva a criatividade!
https://www.criandocomapego.com/atividade-com-a-cor-amarela-para-criancas-e-bebes/
8. Atividade com uma única cor primária
Essas propostas que isolam as cores é muito interessante. Aqui uma caixa misteriosa com vários objetos na cor vermelha. O que você é capaz de fazer com isso? Essa foi a primeira pergunta. Como Laura já tem aqui 4 anos, foi interessante ver como a atividade se desdobrou em várias outras. Confira no link abaixo:
9. Blocos lógicos com atributo cor
Os blocos lógicos permitem à criança desenvolver o raciocínio lógico-matemática através do trabalho com os atributos. Ao estudar as características de cada objeto, é capaz de isolar os conceitos. Por exemplo, diferenciar as formas de todas as figuras azuis.
Blocos lógicos: o que são, para que servem e atividades para Educação Infantil
10. Mistura de cores
Cores primários e branco para perceber as combinações. Uma atividade de artes para trabalhar a mistura das cores para formar as cores secundárias e terciárias.
Visite o link e veja essa maravilha de atividade:
1 Comentário
Pingback: Jogos educativos para ensinar as cores às crianças