Meses do ano para imprimir grande

Páginas

8 páginas

Tipos

Atividades, Moldes

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

Compreender a passagem do tempo é um conceito abstrato e um grande desafio para as crianças. A organização em dias, semanas, meses e anos é a base para que elas possam se localizar no mundo, antecipar eventos e entender a ciclicidade da vida. Uma das melhores maneiras de tornar esse aprendizado concreto é através de um calendário visual e interativo na sala de aula. Para ajudar nessa missão, criamos um material essencial: os meses do ano para imprimir em tamanho grande. São cartazes claros, de fácil leitura e prontos para se tornarem a peça central do seu calendário de parede.

O que você vai encontrar no material?

Nosso arquivo em PDF gratuito é um conjunto de 12 páginas. Cada página contém o nome de um mês do ano, escrito em letra bastão maiúscula, em um formato grande e legível.

Os meses incluídos são:

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

A ideia é que este material seja a base de um calendário permanente, que pode ser usado e atualizado todos os dias.

Atividades para dar vida ao calendário

Transforme os cartazes em uma ferramenta de aprendizado diário e interativo.

1. A rotina do calendário: Esta é a atividade principal. Crie um grande painel na parede. A cada dia, junto com as crianças, atualize as informações. "Que dia é hoje? E o mês, qual é?". Aponte para o cartaz do mês correspondente. Tenha também cartões com os dias da semana e os números de 1 a 31. A criança pode ser a "ajudante do dia" e ficar responsável por trocar a data. Essa rotina diária ancora a criança no tempo e no espaço.

2. A linha do tempo dos aniversários: Use os cartazes dos meses para criar uma grande linha do tempo na parede. Peça para cada criança desenhar um autorretrato ou traga uma foto 3x4 de casa. Em seguida, cada uma cola sua foto embaixo do cartaz do seu mês de aniversário. Isso cria um mapa visual dos aniversariantes da turma, trabalha o conceito de sequência e valoriza a história pessoal de cada um.

3. Associando o mês à estação e aos eventos: Para cada cartaz de mês, crie pequenos cartões com símbolos de eventos ou estações. Por exemplo, para Junho, um cartão com uma fogueira (Festa Junina). Para Dezembro, uma árvore de Natal. Para Janeiro, um sol (férias/verão). Para Março, folhas caindo (outono). As crianças podem ajudar a associar e a pregar os símbolos corretos a cada mês, conectando a passagem do tempo às mudanças na natureza e na cultura.

4. A roda do ano: Em vez de uma linha do tempo linear, crie um grande círculo em uma cartolina ou no chão, dividido em 12 fatias. Cole os cartazes dos meses em cada fatia, na ordem correta. Isso ajuda a criança a entender o conceito cíclico do ano – que depois de Dezembro, voltamos para Janeiro. A criança pode "caminhar" pela roda, passando pelos meses.

5. Sequência e memória: Espalhe os cartazes dos meses no chão, fora de ordem. O desafio para um pequeno grupo de crianças é trabalhar em equipe para colocá-los na sequência correta. Depois, pode-se aumentar a dificuldade: vire alguns meses para baixo e pergunte "Qual mês está faltando aqui?".

Alinhamento com a BNCC (Educação Infantil)

O trabalho com o calendário e a noção de tempo é uma parte fundamental do desenvolvimento infantil e está alinhado a diversos objetivos da BNCC:

Campo de Experiência "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações":

  • EI03ET04: Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea) em diferentes suportes. (Ao interagir com o calendário).
  • EI03ET06: Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história de seus familiares e da sua comunidade. (Na atividade da linha do tempo dos aniversários).

O trabalho com o calendário desenvolve diretamente a noção de tempo (presente, passado, futuro; antes, agora, depois) e a sequência temporal.

Campo de Experiência "Escuta, fala, pensamento e imaginação":

Ao verbalizar os dias da semana, os meses e os eventos, a criança amplia seu vocabulário e sua capacidade de se expressar oralmente.

Um calendário na parede é muito mais do que decoração. É um mapa, uma bússola que ajuda a criança a se orientar no tempo. Com estes cartazes grandes, e com atividades diárias de interação, o conceito abstrato de "mês" e "ano" se torna concreto, visível e parte significativa da rotina, dando à criança a segurança e a previsibilidade que ela precisa para explorar o mundo.

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares