Atividade sobre o tempo Educação Infantil

Assuntos

Páginas

6 páginas

Séries

Tipos

Cartões de classificação

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

A compreensão do tempo e dos fenômenos climáticos é uma parte fundamental do desenvolvimento infantil. Introduzir esse conceito de forma lúdica e concreta ajuda as crianças a observarem o mundo ao seu redor, a desenvolverem a noção de rotina e a ampliarem seu vocatório. 

Objetivos e Conteúdo do Material

O material consiste em um conjunto de cartões que representam visualmente diversas condições climáticas e sensações térmicas. Os cartões ilustram fenômenos como: ensolarado, nublado, parcialmente nublado, chuvoso, ventoso, tempestade, nevado, enevoado, tornado, relâmpago, além das sensações de calor e frio.

Dentre os objetivos pedagógicos, podemos destacar o introdução da noção de tempo e rotina, a expansão do vocabulário e a identificação dos fenômenos meteorológicos.

Sugestões de atividades com o material

Os cartões de tempo são perfeitos para criar várias outras atividades, a saber.

 1. A janela do tempo: Crie um "quadro do tempo" na altura da criança, com um espaço para o cartão do dia. Diariamente, convide a criança a ir até a janela, observar como está o céu e o ambiente, e então escolher o cartão correspondente para afixar no quadro. Esta é uma atividade de vida prática que conecta a representação abstrata do cartão com a realidade concreta.

 2. Vestindo o boneco para o clima: Tenha um boneco ou uma silhueta de papel de uma pessoa e uma caixa com diversas peças de roupa em miniatura (casaco, short, touca, guarda-chuva, óculos de sol, etc.). A criança sorteia um cartão do tempo (ex: "Frio") e deve vestir o boneco com as roupas adequadas para aquele clima.

 3. Gráfico do tempo semanal: Crie um gráfico simples com os dias da semana nas colunas e os tipos de tempo nas linhas. Todos os dias, após observar o clima, a criança cola um adesivo ou faz uma marcação no cruzamento do dia com o tempo correspondente. Ao final da semana, vocês podem conversar sobre qual tempo apareceu mais vezes, introduzindo conceitos iniciais de matemática e análise de dados.

 5. Sons e movimentos do clima: Grave ou encontre na internet sons de chuva, vento, trovões, etc. Toque um som e peça para a criança identificar qual é o fenômeno e escolher o cartão correto. Em seguida, incentive-a a usar o corpo para imitar o clima: girar como um tornado, balançar como as árvores no vento ou pular como os pingos da chuva.

Alinhamento com a BNCC (Educação Infantil)

Essas atividades estão alinhadas com diversos campos de experiência e objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular:

 • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações:

  • EI03ET03: Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
  • EI03ET05: Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

 • Escuta, fala, pensamento e imaginação:
  • EI03EF01: Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

 • Traços, sons, cores e formas:
  • EI03TS02: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

 • O eu, o outro e o nós:
  • EI03EO02: Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

Utilizar os cartões do tempo como ponto de partida para atividades diversificadas transforma o aprendizado sobre o clima (meteorologia) em uma experiência rica, interativa e significativa. Faça o download da atividade.

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares