Atividade sobre o tempo Educação Infantil
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
A compreensão do tempo e dos fenômenos climáticos é uma parte fundamental do desenvolvimento infantil. Introduzir esse conceito de forma lúdica e concreta ajuda as crianças a observarem o mundo ao seu redor, a desenvolverem a noção de rotina e a ampliarem seu vocatório.
Objetivos e Conteúdo do Material
O material consiste em um conjunto de cartões que representam visualmente diversas condições climáticas e sensações térmicas. Os cartões ilustram fenômenos como: ensolarado, nublado, parcialmente nublado, chuvoso, ventoso, tempestade, nevado, enevoado, tornado, relâmpago, além das sensações de calor e frio.
Dentre os objetivos pedagógicos, podemos destacar o introdução da noção de tempo e rotina, a expansão do vocabulário e a identificação dos fenômenos meteorológicos.
Sugestões de atividades com o material
Os cartões de tempo são perfeitos para criar várias outras atividades, a saber.
1. A janela do tempo: Crie um "quadro do tempo" na altura da criança, com um espaço para o cartão do dia. Diariamente, convide a criança a ir até a janela, observar como está o céu e o ambiente, e então escolher o cartão correspondente para afixar no quadro. Esta é uma atividade de vida prática que conecta a representação abstrata do cartão com a realidade concreta.
2. Vestindo o boneco para o clima: Tenha um boneco ou uma silhueta de papel de uma pessoa e uma caixa com diversas peças de roupa em miniatura (casaco, short, touca, guarda-chuva, óculos de sol, etc.). A criança sorteia um cartão do tempo (ex: "Frio") e deve vestir o boneco com as roupas adequadas para aquele clima.
3. Gráfico do tempo semanal: Crie um gráfico simples com os dias da semana nas colunas e os tipos de tempo nas linhas. Todos os dias, após observar o clima, a criança cola um adesivo ou faz uma marcação no cruzamento do dia com o tempo correspondente. Ao final da semana, vocês podem conversar sobre qual tempo apareceu mais vezes, introduzindo conceitos iniciais de matemática e análise de dados.
5. Sons e movimentos do clima: Grave ou encontre na internet sons de chuva, vento, trovões, etc. Toque um som e peça para a criança identificar qual é o fenômeno e escolher o cartão correto. Em seguida, incentive-a a usar o corpo para imitar o clima: girar como um tornado, balançar como as árvores no vento ou pular como os pingos da chuva.
Alinhamento com a BNCC (Educação Infantil)
Essas atividades estão alinhadas com diversos campos de experiência e objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular:
• Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações:
- EI03ET03: Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
- EI03ET05: Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
• Escuta, fala, pensamento e imaginação:
- EI03EF01: Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
• Traços, sons, cores e formas:
- EI03TS02: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
• O eu, o outro e o nós:
- EI03EO02: Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Utilizar os cartões do tempo como ponto de partida para atividades diversificadas transforma o aprendizado sobre o clima (meteorologia) em uma experiência rica, interativa e significativa. Faça o download da atividade.
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliação