


Produção textual para 5 ano
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
No 5º ano do Ensino Fundamental, o aluno já tem um repertório maior e está pronto para aprimorar suas habilidades de produção textual, criando narrativas mais complexas, com personagens bem construídos e enredos envolventes. Um dos melhores gatilhos para despertar essa criatividade é o estímulo visual. Uma única imagem pode ser a semente para inúmeras histórias.
Pensando nisso, desenvolvemos esta atividade de produção textual que parte de uma ilustração intrigante para convidar o aluno a se tornar um detetive de emoções e um contador de histórias.
O que você vai encontrar no material?
Nosso arquivo em PDF é uma proposta de redação completa, projetada para instigar a imaginação e guiar a escrita.
• A Ilustração-Estímulo: O material apresenta a imagem de uma menina em seu quarto, à noite, olhando para a tela de um celular. Sua expressão é ambígua, podendo sugerir tristeza, saudade, preocupação ou até mesmo surpresa. O que ela está vendo? Com quem está falando? O que aconteceu antes?
• A proposta de escrita: O desafio para o aluno é claro: "Observe a ilustração. O que acontece com a menina? Escreva uma redação, na qual conte o que passa com a menina da ilustração."
• Folha pautada: Uma página de apoio com linhas está incluída para que o aluno possa desenvolver sua narrativa com organização.
Atividades para planejar a história
Antes de escrever, é preciso pensar! Estas atividades ajudam a estruturar as ideias e enriquecer a narrativa, transformando a escrita em um processo consciente e criativo.
1. Mapa mental do enredo: Em um grande grupo ou em pequenos times, use a imagem como ponto central de um mapa mental. Crie ramificações para responder às perguntas-chave da narrativa: Personagens (Quem é ela? Qual o nome dela? Quem está do outro lado do celular?), Cenário (Onde ela está? Como é o quarto dela?), Conflito (Qual é o problema ou a emoção principal?), Ações (O que aconteceu antes? O que ela vai fazer depois?). Esse planejamento visual ajuda a organizar a história em começo, meio e fim.
2. A linha do tempo dos acontecimentos: Uma narrativa é uma sequência de eventos. Em uma folha, desenhe uma linha do tempo com três pontos: "Antes", "Durante" (o momento da imagem) e "Depois". Peça para os alunos listarem em cada ponto o que poderia ter acontecido. Isso os ajuda a pensar no enredo de forma lógica e a evitar uma história que não sai do lugar.
3. Explorando o ponto de vista: Incentive os alunos a pensarem para além do óbvio. "E se a história não fosse contada pela menina?". Proponha que eles escrevam um parágrafo do ponto de vista do celular, descrevendo a cena. Ou da perspectiva de quem enviou a mensagem para ela. Ou até mesmo de um objeto no quarto (um ursinho de pelúcia, um quadro na parede). Este exercício desenvolve a criatividade e a compreensão sobre foco narrativo.
4. O "iceberg" da personagem: A menina da imagem é só a "ponta do iceberg". O que existe debaixo da superfície? Peça para os alunos preencherem uma "ficha da personagem" com informações que não estão na imagem: Qual o maior sonho dela? Qual o seu maior medo? Qual sua comida favorita? Quem são seus melhores amigos? Construir essa profundidade, mesmo que não apareça diretamente no texto, torna a personagem mais real e as ações dela mais coerentes.
Alinhamento com a BNCC (Ensino Fundamental)
Esta atividade está perfeitamente alinhada às competências e habilidades de Língua Portuguesa previstas na BNCC para o 5º ano.
• Práticas de Linguagem: Leitura/escuta (interpretação da imagem), Planejamento e Produção de texto.
- EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores [...]; a forma e a estrutura do texto.
- EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação [...].
- EF35LP25: Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
- EF35LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso direto e indireto.
- EF35LP29: Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
Ao usar um estímulo visual, esta atividade convida o aluno do 5º ano a ser mais do que um escritor. O estudante ele se torna um observador, um psicólogo, um roteirista. É uma oportunidade de ouro para desenvolver não apenas a habilidade da escrita, mas também a empatia, a criatividade e a capacidade de enxergar o mundo e as infinitas histórias que ele contém.
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares

Cartões do verão
Ciências

Ditado recortado para imprimir
Língua Portuguesa

Quebra-cabeça de dinossauro
Recursos Educativos

Figuras de animais com Tangram
Geometria

Jogo da memória dos alimentos
Língua Portuguesa

Alfabeto pontilhado com setas direcionais para imprimir
Língua Portuguesa

Frases de autoestima para crianças
Educação Emocional