Produção textual para 5 ano

Páginas

4 páginas

Séries

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

No 5º ano do Ensino Fundamental, o aluno já tem um repertório maior e está pronto para aprimorar suas habilidades de produção textual, criando narrativas mais complexas, com personagens bem construídos e enredos envolventes. Um dos melhores gatilhos para despertar essa criatividade é o estímulo visual. Uma única imagem pode ser a semente para inúmeras histórias.

Pensando nisso, desenvolvemos esta atividade de produção textual que parte de uma ilustração intrigante para convidar o aluno a se tornar um detetive de emoções e um contador de histórias.

O que você vai encontrar no material?

Nosso arquivo em PDF é uma proposta de redação completa, projetada para instigar a imaginação e guiar a escrita.

 • A Ilustração-Estímulo: O material apresenta a imagem de uma menina em seu quarto, à noite, olhando para a tela de um celular. Sua expressão é ambígua, podendo sugerir tristeza, saudade, preocupação ou até mesmo surpresa. O que ela está vendo? Com quem está falando? O que aconteceu antes?

 • A proposta de escrita: O desafio para o aluno é claro: "Observe a ilustração. O que acontece com a menina? Escreva uma redação, na qual conte o que passa com a menina da ilustração."

 • Folha pautada: Uma página de apoio com linhas está incluída para que o aluno possa desenvolver sua narrativa com organização.

Atividades para planejar a história

Antes de escrever, é preciso pensar! Estas atividades ajudam a estruturar as ideias e enriquecer a narrativa, transformando a escrita em um processo consciente e criativo.

 1. Mapa mental do enredo: Em um grande grupo ou em pequenos times, use a imagem como ponto central de um mapa mental. Crie ramificações para responder às perguntas-chave da narrativa: Personagens (Quem é ela? Qual o nome dela? Quem está do outro lado do celular?), Cenário (Onde ela está? Como é o quarto dela?), Conflito (Qual é o problema ou a emoção principal?), Ações (O que aconteceu antes? O que ela vai fazer depois?). Esse planejamento visual ajuda a organizar a história em começo, meio e fim.

 2. A linha do tempo dos acontecimentos: Uma narrativa é uma sequência de eventos. Em uma folha, desenhe uma linha do tempo com três pontos: "Antes", "Durante" (o momento da imagem) e "Depois". Peça para os alunos listarem em cada ponto o que poderia ter acontecido. Isso os ajuda a pensar no enredo de forma lógica e a evitar uma história que não sai do lugar.

 3. Explorando o ponto de vista: Incentive os alunos a pensarem para além do óbvio. "E se a história não fosse contada pela menina?". Proponha que eles escrevam um parágrafo do ponto de vista do celular, descrevendo a cena. Ou da perspectiva de quem enviou a mensagem para ela. Ou até mesmo de um objeto no quarto (um ursinho de pelúcia, um quadro na parede). Este exercício desenvolve a criatividade e a compreensão sobre foco narrativo.

 4. O "iceberg" da personagem: A menina da imagem é só a "ponta do iceberg". O que existe debaixo da superfície? Peça para os alunos preencherem uma "ficha da personagem" com informações que não estão na imagem: Qual o maior sonho dela? Qual o seu maior medo? Qual sua comida favorita? Quem são seus melhores amigos? Construir essa profundidade, mesmo que não apareça diretamente no texto, torna a personagem mais real e as ações dela mais coerentes.

Alinhamento com a BNCC (Ensino Fundamental)

Esta atividade está perfeitamente alinhada às competências e habilidades de Língua Portuguesa previstas na BNCC para o 5º ano.

 • Práticas de Linguagem: Leitura/escuta (interpretação da imagem), Planejamento e Produção de texto.

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores [...]; a forma e a estrutura do texto.
  • EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação [...].
  • EF35LP25: Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
  • EF35LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso direto e indireto.
  • EF35LP29: Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

Ao usar um estímulo visual, esta atividade convida o aluno do 5º ano a ser mais do que um escritor. O estudante ele se torna um observador, um psicólogo, um roteirista. É uma oportunidade de ouro para desenvolver não apenas a habilidade da escrita, mas também a empatia, a criatividade e a capacidade de enxergar o mundo e as infinitas histórias que ele contém.

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares