As crianças começam a perceber as cores desde pequenos, mas será a partir dos 18 meses quando se tornarão capazes de classificá-las. Há várias formas de ajudar a criança a aprender as cores corretamentes. Uma delas é, durante o processo de aquisição da linguagem, não apenas nominar os objetos, mas também qualificá-los por sua cor, tamanho e forma. Também podemos propor atividades distintas para que as crianças reconheçam as cores. Em todo caso, é importante começar com a classificação de cores primárias (amarelo, azul e vermelho). Essas três cores são as mães de todas as demais.
Nesta publicação apresentamos uma proposta de atividade de classificação de cores primárias.
Material necessário
- pedaços de cartolina nas cores amarelo, vermelho e azul
- vasilhas nas cores primárias
- pompons nas cores primárias
- durex
- tesoura
Apresentação da atividade de classificação de cores primárias
A atividade deve ser realizada em algum espaço onde não haja nada com que a criança possa se distrair. Para isso, vale usar um tapete no estilo montessori, que demarque o espaço da atividade. Ou, não havendo, escolher um espaço tranquilo da casa, sem interferências.
Aqui em casa, várias das propostas de atividades são realizadas no chão da sala. E esta não foi diferente. Cortei três quadrados, um de cada cor (amarelo, vermelho e azul). Com durex, fixei-os no chão. Diante de cada quadrado coloquei uma vasilha com a cor correspondente.
Em um recipiente branco, deixei os pompons misturados. Primeiramente nominei as cores apontando cada um dos recortes de cartolina. Repeti a ação apontando para as vasilhas. Peguei um pompom de cada cor e coloquei na vasilha ou sobre o quadrado correspondente.
A partir daí, Laura se ocupou do resto. Ela mesma pegou e classificou corretamente cada uma das cores.
Recomendamos que veja o post abaixo para descobrir várias possibilidades de abordagem das cores.
Atividades de Educação Infantil para crianças
Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite: