O Monstro das Cores, de Anna Llenas, é um imprescindível para trabalhar as emoções com crianças pequenas. Em casa é livro de cabeceira da boa filha. A partir de sua leitura e para ajuda-la na difícil tarefa de reconhecer as emoções, elaboramos algumas atividades simples. Uma delas é a dos potes das emoções na mesa de luz.

Ops… a mesa de luz, esse recurso ímpar do enfoque Reggio Emilia, como vocês tem visto por aqui, é bem utilizado pela Laura. Em uma publicação, abordei o que é e como usar a mesa de luz. E, em outra, dei o passo a passo de como fazer uma caixa de luz.

Já havia mostrado a vocês como fizemos uma contação de história de O Monstro das Emoções na mesa de luz. Aproveitando-nos desse material, acrescentamos os potes das emoções.

Esse foi um momento lindo entre mãe e filha. Primeiramente, Laura fez o pareamento do pote com o monstro, tendo em conta a cor da emoção. Depois foi o momento de encher os potes com as fichinhas. Essa atividade poderia ser apenas uma classificação de cores. Mas não. Tivemos uma longa conversa.

>> Atividades sobre O Monstro das Cores <<

Aproveitando as cores das fichinhas, fomos conversando sobre momentos recentes em que ela se sentiu alegre, triste, com medo, calma ou com raiva. Foi super bonito quando falávamos sobre a raiva. Ela me disse um momento que sentiu raiva. E lhe perguntei: “O que podemos fazer quando temos raiva?”. E ela: “Respirar”. E, assim, começou a fazer o movimento de inspirar e expirar, realizando um par de respirações profundas.

Acho que vamos pelo caminho certo!

potes das emocoes na mesa de luz 02

potes das emocoes na mesa de luz 04

potes das emocoes na mesa de luz 07

potes das emocoes na mesa de luz 10

potes das emocoes na mesa de luz 11

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta