A Vida Prática é uma área específica do Método Montessori que, através de diferentes atividades, busca estimular o desenvolvimento e autonomia da criança. No método de Maria Montessori, devemos ter claros dois pontos: “seguir a criança” e “ajuda-la a fazer por si mesma”.

Na infância, podemos fomentar a independência e a autonomia ofertando as ferramentas necessárias para que aprenda, por si mesmo, a “fazer sozinho”. Para isso é preciso que, como adultos, confiemos em suas capacidades de tomar decisões e administrar o aprendizado. Se confiamos na criança, não terão medo de errar. Sentirão satisfação ao realizar as tarefas por si mesmos.

A área de vida prática em Montessori

A área de vida prática se desenvolve, sobretudo, entre os 3 e 6 anos, já que é possível trabalhar a coordenação, a independência, a ordem e a concentração. É através dela que se chega à normalização.

A coordenação é adquirida através da motricidade grossa e fina, da coordenação mão-olho e do controle do movimento. Seu bom desenvolvimento é necessário para a exploração do entorno. A independência se consegue a partir de atividades de cuidado pessoal, do cuidado com o entorno, da graça e cortesia. 

A ordem, por sua vez, deve existir no ambiente externo para que a criança possa construir uma ordem interna. No Método Montessori, uma série de atividades são executadas a partir de uma sequência temporal de três passos. As atividades são colocadas em uma bandeja que deve ser levada até uma mesa ou colocada sobre um tapete no chão. Ao terminar, tudo deve ser recolhido e retornado a seu lugar. Assim é como a criança vai adquirindo a ordem.

a concentração é primordial para um ótimo processo de aprendizagem. É preciso uma ordem na execução das tarefas adequadas aos interesses e necessidades das crianças. Os materiais devem ser atrativos e deve haver liberdade de decisão na hora de trabalhar, sem interrupções ou julgamentos.

Atividades de vida prática

Que atividades de vida prática podemos trabalhar com as crianças? Toda e qualquer tarefa que possam realizar sem a intervenção do adulto e que contribuam para sua autonomia e independência.

Elaborei uma lista de atividades que podemos fomentar em casa de forma continuada. Considere os interesses e necessidades das crianças, bem como as diferentes habilidades a serem desenvolvidas.

Cuidado pessoal
  • Tirar e colocar uma blusa.
  • Pendurar a roupa no cabide e colocar no armário.
  • Lavar as mãos e a cara.
  • Limpar a cara com um guardanapo.
  • Tirar e colocar os sapatos e guarda-los no seu lugar.
  • Escovar os dentes.
  • Pentear o cabelo.
  • Abotoar e desabotoar
  • Amarrar o cadarço.
  • Escolher a roupa.
  • Trazer fralda e toalhas umedecidas.
  • Pegar e transportar roupas.
  • Jogar a fralda no lixo
  • Levar a roupa suja no cesto.
  • Comer sozinho (BLW com supervisão)
Cuidado com o meio ambiente
  • Varrer o chão. 
  • Limpar janelas.
  • Lavar a vasilha.
  • Limpar e guardar os pratos.
  • Regar as plantas.
  • Limpar as folhas das plantas.
  • Preparar um arranjo floral.
  • Estender a roupa.
  • Cortar verduras e frutas. 
  • Descascar ovo cozido.
  • Limpar móveis com um pano.
  • Limpar, cortar e misturar alimentos.
  • Preparar pequenas refeições ou receitas simples.
  • Colocar, tirar e limpar a mesa.
  • Dobrar pequenos panos.
  • Abrir e fechar pequenos objetos.
  • Costurar.
  • Recolher e guardar brinquedos.
  • Guardar contos e livros na estante.
  • Dobrar roupa e guarda-la.
  • Estender pequenas peças de roupa.
  • Ajudar a preparar a cama.
  • Colocar e tirar roupa da lavadora.
  • Parear meias. 
Graça e cortesia
  • Enrolar e desenrolar um tapete.
  • Servir-se com um copo de água.
  • Transportar uma bandeja, uma cadeira ou outro objeto de um lugar a outro.
  • Ajudar ou pedir ajuda.
  • Soar o nariz.
  • Esperar o turno.
  • Dobrar um guardanapo.
  • Oferecer alimentos ou bebida.
  • Cumprimentar e se despedir ao sair.
  • Deixar passar alguém.
  • Pedir as coisas por favor.

Quais atividades são mais adequadas à idade da criança? Sugiro que visite o link sobre a tabela Montessori. Nele explicamos que tarefas nossos meninos e meninas podem realizar sozinhos, segundo a faixa etária.

Tabela Montessori: Que tarefas seu filho pode realizar sozinho?

Para possibilitar esse rico aprendizado pessoal, é necessário que a criança tenha à disposição um ambiente preparado e adequado. Por exemplo, os materiais devem estar à sua altura e ter o tamanho adequado e adaptado às suas necessidades.


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta