Você já ouviu falar do livro de contraste para bebês e sua importância para o desenvolvimento do sentido da visão? Desde o nascimento, o bebê pode distinguir e compreender, gradualmente, seu entorno graças a seus sentidos. A sua visão vai se desenvolvendo conforme passam as primeiras semanas e meses de vida. É através dela que obtém o maior número de informações sobre o novo mundo.

É lá pela terceira ou quarta semana de vida quando o bebê começa a estabelecer contato visual. No início seu interesse está em padrões em preto e branco, em formas básicas como círculos e quadrados. Sua visão é borrosa e é o que consegue distinguir. Apenas, mais adiante, passa a se interessar pelas cores.

Especialistas no Método Montessori criaram uma série de móbiles para bebês que ajudam a apurar a percepção visual. Para as primeiras semanas, está recomendado o móbile Munari, que se apresenta em figuras planas em preto e branco. Recomendo que leia nosso artigo sobre os distintos tipos de móbiles para bebês:

Móbiles para bebê Montessori

Seguindo, com a temática, outro material muito útil para os nossos bebês recém-nascidos são os livros de contrastes em branco e preto. E nos centramos nesse tipo de livro!

livro monocromatico 01

Livro de contraste para bebês de Tana Hoban

O livro de contraste é um livro monocromático, confeccionado em estilo acordeão. Deve ser o suficientemente resistente para se sustentar sozinho sobre uma superfície lisa. O bebê deve ser colocado deitado sobre o chão forrado com uma manta ou sobre um colchonete. Ao lado, o livro aberto em formato acordeão. Alterne os lados cada vez que estiver em contato com o livro. Também, mude o lado das páginas do livro, para propiciar ao bebê uma nova experiência.

Os livros de Tana Hoban são os mais conhecidos e recomendados nesta linha. A fotógrafa tem algumas publicações de livro de contraste que proporciona ao bebê experimentar o contraste em preto e branco. Isso estimula o desenvolvimento da retina e do nervo óptico. Vale mencionar que Tana Hoban tem suas fotografias exibidas no Museu de Arte Moderna de Nova York e em galerias de todo o mundo. Ela ganhou muitas medalhas de ouro e prêmios por seu trabalho como fotógrafa e cineasta.

Seus livros de contraste para bebês é uma verdadeira arte dado seu alto contraste. As imagens se alternam: o preto sobre o branco e o branco sobre o preto. Enfim, promovem um efeito mágico.

Onde comprar?

Deixo o link do livro no Amazon para que você possa comprar. É sem dúvida uma excelente opção de presente para o recém-nascido e para a mamãe:

Veja algumas imagens do livro monocromático:

História Infantil

Na nossa seção História Infantil, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

Deixe Uma Resposta