O alfabeto ou abecedário é um conjunto de letras que uma cultura utiliza para reproduzir, na escrita, os sons da fala. A palavra alfabeto é de origem grega, constituída pelas duas primeiras letras do alfabeto grego: alfa e beta, correspondentes às letras A e B. O alfabeto completo da Língua Portuguesa tem origem no alfabeto latino, também conhecido como alfabeto romano. Ao longo da história, o abecedário sofreu mudanças. Os romanos adotaram 20 letras das 26 etruscas: A, B, C, D, E, H, I, K, L M, N, O, P, Q, S, T, V, X, Z. Ao longo dos séculos, gradualmente, as demais letras foram incluídas. Ele se compõem de 26 letras, dentre as quais, 5 são vogais e 21 são consoantes.

O que é alfabeto?

Como já explicado, o abecedário significa uma série de letras utilizadas para escrever uma língua. O nosso alfabeto provém do alfabeto latino que é o mais utilizado no mundo. O latino foi adotado pelos romanos como sistema de escrita para representar os sons da fala. De todas as letras, apenas as K, W e Y, consideradas estrangeiras, passaram a fazer parte do abecedário oficialmente desde a entrada em vigor do atual acordo ortográfico. A K representa o som [k]. O “Y” é uma semivogal que representa o som [i]. E o “W” pode ser uma consoante ou uma vogal segundo a forma como é enunciado. Quando vogal, representa o som [u] e, quando consoante, o som [v]. Ainda assim, devemos dizer que essas três letras não são utilizadas indiscriminadamente em na Língua Portuguesa.

A K, o Y e o W são utilizadas em símbolos, siglas ou palavras adotadas como unidades de medida internacional. Por exemplo, kg (quilograma), km (quilômetro). Podem compor nomes de lugar (Kuwait, Malawi…), nomes de pessoas (Taylor, Kant…) ou palavras estrangeiras que não sofreram aportuguesamento (playground, show, windsurf…). Nesse último caso, dizemos que são estrangeirismos.

Quantas letras tem o alfabeto?

O alfabeto completo português tem 26 letras, sendo a primeira a letra “a” e a última a letra “z”. Em ordem alfabética, as letras do alfabeto são:

Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy Zz

A ordem alfabética é importante já que serve para ordenar, por exemplo, dicionários, enciclopédias, listas de coisas. Isso nos ajuda a encontrar melhor o que necessitamos buscar.

Letras do alfabeto

Qual o nome de cada uma das letras do nosso abecedário?

  • a (á)
  • b (bê)
  • c (cê)
  • d (dê)
  • e (é)
  • f (éfe)
  • g (gê)
  • h (agá)
  • i (i)
  • j (jóta)
  • k (cá)
  • l (éle)
  • m (ême)
  • n (êne)
  • o (ó)
  • p (pê)
  • q (quê)
  • r (érre)
  • s (ésse)
  • t (tê)
  • u (u)
  • v (vê)
  • w (dáblio)
  • x (xis)
  • y (ípsilon)
  • z (zê)
Alfabeto numerado

Qual é a primeira letra do alfabeto português? E qual é a 15ª letra? E a 21ª? Muitas vezes desejamos saber o alfabeto numerado, ou seja, a posição da letra dentro da ordem alfabética. Vejamos a ordem das letras do abecedário:

Quem criou o alfabeto?

É difícil determinar qual a data do surgimento do alfabeto. No entanto, na história da humanidade, quem simbolizou as ideias foram os egípcios. Mas, se estudamos o alfabeto português, podemos dizer que sua origem está no alfabeto latino (ou alfabeto romano), que, por sua vez, vem do alfabeto etrusco que, por sua vez, teve origem no alfabeto grego.

As 21 consoantes do alfabeto latino foram criadas pelos antigos fenícios e as vogais foram criadas, posteriormente, pelos gregos, ao redor do século IV a.C.

Para que serve o alfabeto?

As distintas letras do abecedário se unem umas às outra para formar sílabas que, juntas, formam palabras. Elas podem ocupar posições diferentes na palavra (início, meio ou fim). Por exemplo, a letra “A” está no início da palavra “amor”, no meio de “cal” e no fim de “ela”.

Alfabeto completo

Vamos aprender as letras do alfabeto completo? Vejamos quais são as vogais e as consoantes que o compõem.

Vogais do alfabeto

As vogais são a base para formar as palavras. A sequência de vogais é: A, E, I, O, U.

Consoantes do alfabeto

As consoantes do alfabeto completo da Língua Portuguesa são: B, C, D, F, G, H, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, Y, Z. Vale mencionar que o gramático Evanildo Bechara considera que a letra “h” não é uma consonante, mas sim um símbolo que se conserva no princípio de várias palavras e no final de algumas interjeições.

Há letras que se unem para representar um único som. Esse é o caso de “rr”, “ss”, “ch”, “lh”, “nh”, “gu” e “qu”. Ainda que se sem duas letras, juntas representam um único fonema. São, portanto, um fenômeno linguístico denominado dígrafo.

Alfabeto cursivo

Cursivo é um estilo de escrita à mão criada que permite escrever uma palavra inteira com um único traço. Nas línguas que utilizam os alfabetos latino e cirílico, a letra cursiva é utilizada para agilizar a escrita.

Veja: Alfabeto cursivo maiúsculo e minúsculo para imprimir

Alfabeto maiúsculo

É comum que hoje vejamos muitos textos, especialmente na internet, escritos com letras maiúsculas. Vale a ressalva de que a forma maiúscula é usada como letra inicial de nomes próprios, início de parágrafos ou de frases ou em todas as letras de uma sigla, por exemplo. Em relação à letra minúscula, a maiúscula se diferencia por ter um tamanho maior e, em ocasiões, forma distinta de escrever. Essa é uma maneira de destacar o uso correto da escrita da palavra.

As letras maiúsculas são:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Alfabeto minúsculo

A letra minúscula é a grafia que, por oposição à maiúscula tem menor tamanho e, geralmente, forma distinta. Trata-se de uma grafia de uso geral, ou seja, por regra gramatical, quase todas as palavras se escrevem com letras minúsculas. São elas:

a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z

Letras maiúsculas e minúsculas

Para que você observe bem a diferença de escrita entre as maiúsculas e minúsculas, preparamos uma lâmina. Como pode notar, as maiúsculas tem uma grafia maior que as minúsculas.

Alfabeto fonético

O Alfabeto Fonético Internacional (AFI) é um sistema de notação fonética composto por 157 caracteres criado em 1886 pelo linguista francês Paul Passy. Baseado no alfabeto latino, esse sistema permite representar, de forma padronizada, os sons do idioma falado. Isso é genial para o aprendizado de línguas estrangeiras, por exemplo.

Alfabeto móvel

Você sabe o que é o alfabeto móvel? Basicamente as letras móveis compõem um material didático-pedagógico que auxilia na alfabetização. A partir desse recurso educativo, a criança trabalha a percepção da escrita, explorando a composição das palavras.

Esse material é muito utilizado na pedagogia Montessori e está confeccionado em letra cursiva. No entanto, é possível encontra-lo também em letras de imprensa maiúsculas ou minúsculas.

Você mesma pode fazer as letras móveis em casa. Clique no link abaixo para aprender como fazer. Veja também uma série de propostas de atividades para trabalhar na alfabetização das crianças na Educação Infantil e no primeiro ciclo do Ensino Fundamental.

Alfabeto em libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua de sinais utilizada por surdos. Não se trata de uma expressão gestual da Língua Portuguesa. Ao contrário, é uma língua à parte. Cada país possui sua própria língua de sinais. A Libras é composta por uma gramática completa que se expressa na modalidade de articulação, utilizando um saber visual-espacial ou cinésico-visual.

Alfabeto Braille

Braile ou braille é o sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. É escrito em papel relevo.

Para escrever o abecedário, os usuários utilizam reflete e punção, máquina de escrever em braille, notetaker em braille ou computadores que imprimem a escrita em relevo.

Alfabeto ilustrado

Para que as crianças aprendam o abecedário, uma aposta é pelo abecedário ilustrado. Apresentar as letras relacionando-as com imagens de objetos, animais, frutas ou outros alimentos que começam por cada letra auxilia as crianças a identificar a escrita ao som.

xx

Curiosidades sobre o alfabeto

Vamos a algumas informações úteis sobre o nosso abecedário?

Frase que tem todas as letras do alfabeto

É possível que uma frase contenha todas as letras do alfabeto de uma determinada língua? A resposta é sim. A isso chamamos pangrama ou pantograma (do grego, pan ou pantós = todos, + grama = letra).

A criação de um pangrama segue algumas regras. É necessário utilizar todas as letras. Menos palavras é sinônimo de eficiência. As letras podem se repetir. É possível conter sinais gráficos como o cedilha, o til e todos os acentos gráficos. Alguns exemplos de pangramas:

  • Um pequeno jabuti xereta viu dez cegonhas felizes.
  • Bancos fúteis pagavam-lhe queijo, whisky e xadrez.
  • Gazeta publica hoje breve nota de faxina na quermesse.
Qual é a única letra do alfabeto que não aparece na Tabela Periódica?

Você sabia que a única letra que não está presente na Tabela Periódica é a J? Embora tenham sido propostos nomes e símbolos de elementos com essa letra, nenhum nunca chegou a ser incluído

Quem colocou o alfabeto em ordem alfabética?

Acredita-se que a ordem das letras foi criada pelos fenícios de forma aleatória. Embora a escrita das letras sejam inspiradas na palavras egípcias, elas representavam o fonema e não uma ideia, como os hieróglifos.

Por que o ç não está no alfabeto?

O ç (c cedilha) é somente uma variação da letra “c”. Quando colocamos o sinal gráfico de cedilha sob a letra “c”, ela passa a ter o som de /s/ diante de vogais. Exemplos: taça, roça, açúcar, caroço e etc. Nesse caso, o grupo silábico ça, ce, ci, ço, çu é lido como sa, se, si, so, su.

Acesse e veja muito mais em Atividades de Linguagem.

Deixe Uma Resposta