Todo um trabalho artístico com elementos naturais. Essa é a proposta da atividade com simetria da borboleta com peças soltasque se relaciona ao enfoque Reggio Emilia. Está muito relacionada ao enfoque Reggio Emilia, já que trabalha com elementos da natureza e convida a criança a criar uma borboleta a partir de uma composição única.

As borboletas, aliás, é um dos animais que atraem muito as crianças. Seja pelo seu curioso ciclo de vida, seja por seu bonito bater de asas ou por suas cores. Antes mesmo de explicar o passo a passo da proposta, recomendo que você acesse o link abaixo, no qual você encontra muitas sugestões de atividades com borboletas para Educação Infantil e maternal.

Atividades sobre borboletas para Educação Infantil

A atividade com peças soltas é o tipo de proposta que tem sido tem sido cada vez mais trabalhada em casa. Isso porque acho maravilhoso que Laura participe de todo o processo. Saímos ao parque a colher elementos da natureza (flores, pedras, pinhos, folhas, gravetos…). Depois, organizamos as peças soltas em uma caixa todos eles, agrupando-os para ter uma visão ordenada do material a ser utilizado.

criar borboleta com pecas soltas 06

Material necessário

  • Silhueta de borboleta impressa
  • Peças soltas

Atividade com simetria da borboleta

Basicamente imprimi uma silhueta de borboleta (deixo aqui abaixo para que você também possa imprimir). Colei-a sobre uma folha de cartolina, para que ficasse mais firme.

criar borboleta com pecas soltas 09

A composição da atividade é, então, uma caixa de elementos naturais e silhueta da borboleta. I A partir daí, a criatividade da criança é o que fala mais alto.

criar borboleta com pecas soltas 02

Aqui deixo para vocês três das criações de Laura. Vale ressaltar que, durante um tempo, trabalhamos as borboletas e suas cores. Essa foi uma forma de que percebesse a simetria que há entre os lados desses insetos, permitindo-lhe reconhecer a relação. No entanto, dada a pouca idade, nem sempre conseguia estabelecer uma simetria exata, embora houvesse certa lógica.

criar borboleta com pecas soltas 01

criar borboleta com pecas soltas 03criar borboleta com pecas soltas 08

Esta proposta pode ser feita na primavera, já que se trata de uma borboleta, mas é ideal para qualquer época do ano. Além disso, podemos usar silhuetas de outros insetos ou qualquer outra temática que interesse à criança. Abaixo deixo o link para que possam imprimir outras silhuetas de insetos. Tenho certeza de que você se surpreenderá com a criatividade de seu filho!

Silhuetas de insetos para imprimir

Também fizemos a mesma proposta com um canguru:

Atividade com canguru muito criativa

Caixas para organizar peças soltas

Para trabalhar com peças soltas, é importante que você tenha em casa uma ou mais caixas para organizar tudo. Isso porque é necessário que a criança visualize bem o material disponível. Nós temos em casa alguns modelos de caixas organizadoras, que usamos em atividades com peças soltas. Deixo, primeiro, a indicação de uma publicação sobre as bandejas criativas (tinker tray).

E, também, a indicação de algumas bandejas que podem lhe ser úteis para organizar as peças soltas:

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta