Pegar em forma de pinça consiste em agarrar os objetos entre o dedo polegar e o índice com uso de uma pinça. Mais ou menos, sobre os 8-9 meses, as crianças começam a fazer esse movimento. Esse é um importante avanço no desenvolvimento psicomotor da criança, bem como em seu aprendizado. Pode imaginar como se abre um mundo de possibilidades para explorar o entorno apenas por realizar o movimento de pinça? É assim como começa a pegar objetos mais complicados, introduz o dedinho em buracos, pega cordas para arrastar brinquedos… Nesta publicação, sugerimos uma atividade de vida prática com uso de pinça que podemos fazer com crianças a partir dos 2-3 anos.

Trata-se de transferir grãos de uma caneca a outra utilizando uma pinça. Escolhemos o grão-de-bico por ser um grão maior e mais simples de pegar com a pinça e de contar. Isso mesmo. Vamos aproveitar para contar a quantidade de grãos.

Material necessário

  • Bandeja
  • Pinça
  • Canecas
  • Grão-de-bico

Atividade de vida prática com uso de pinça

O exercício proposto consiste em transferir os grãos-de-bico de uma caneca a outra usando a pinça. A atividade de vida prática tanto pode ser feita assim, como podemos transforma-la em um jogo de matemática.

Utilizando os números de 1 a 10 para imprimir, brincamos de transferir os grãos segundo a quantidade sorteada. Dessa forma, além de desenvolver o agarre em pinça, também trabalhamos a contagem. Nesse caso, você pode brincar com a criança. Embaralhe os cartões, coloque-os em uma pilha de cabeça para baixo. Cada um tira uma carta do monte e transfere a quantidade para a outra caneca, usando a pinça. Ao terminar, os jogadores contam os cartões para ver quem fez mais pontos.

Material disponível no Amazon

Em todas as publicações, indicamos onde comprar o material utilizado para a atividade:


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta