Eis mais uma proposta sensorial para experimentação na mesa de luz. Trata-se de uma atividade sobre o universo. Ainda que tenha uma temática específica, essa era uma brincadeira sensorial. O objetivo é brincar e experimentar com as mãos os objetos que compõem essa provocação.

Material necessário

  • Mesa de luz
  • Bandeja transparente
  • Chiá
  • Lua, estrelas e pedras transparentes e fluorescentes
  • Colheres, pinças e potes para transferência

atividade sobre o universo 01

Atividade sobre o universo na mesa de luz

Essa atividade sobre o universo trabalha uma série de habilidades da criança. Dentre elas, destacamos:

  • Linguagem – ampliação de vocabulário sobre o tema universo. Podemos introduzir elementos que se relacionem ao tema e nomea-los.
  • Coordenação Morora Fina – através da transferência, a criança trabalha a força muscular dos dedos das mãos, também a percepção visual.
  • Sensorial – a criança experimenta com os sentidos, tocando os objetos e sentindo suas diferentes texturas.

atividade sobre o universo 04

A mesa de luz é um material que se relaciona à abordagem Reggio Emilia e que permite à criança se concentrar melhor no trabalho. Usamos a bandeja transparente, para evitar maior sujeira. No entanto, há pessoas que optam por forrar a mesa com papel filme, para que o contato fique ainda mais direto com a mesa.

Como fazer uma mesa de luz Reggio Emilia fácil e barata

Nós preferimos com a bandeja, pois nos damos conta de que não perde em quanto à qualidade da atividade e é mais limpa. Além disso, favorece a realização de transferências de sólidos.

Materiais para mesa de experimentação com a temática universo

Deixo algumas opções de materiais para preparar uma atividade sobre o universo. No caso da lua e estrelas, o ideal é não tirar o adesivo, ao colocar na bandeja. Recorte o seu formato e deixe-o sobre o chiá.

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Author

Deixe Uma Resposta