Compartilho hoje um DIY super fácil de fazer. Trata-se de um bambolê sensorial para bebês. Acho que o Dia das Mães tem me trazido muitas lembranças dos primeiros meses de vida. Os posts com brincadeiras e atividades para bebês dominam por aqui. Fato é que devia já essas publicações. Muitos pais escrevem perguntando dicas de atividades para bebês. Como comecei o blog quando Laura já tinha um ano, poucos registros tenho das atividades que fazíamos em casa. Mas, vou tentar colocar algumas que foram muito úteis por aqui. E uma delas é o bambolê sensorial.
O bambolê é um brinquedo destinado às crianças a partir dos três anos. Seu uso é mais intenso a partir dos 6 anos quando a criança já é capaz de controla-lo com o próprio corpo. Ainda assim, podemos utiliza-lo para oferecer uma multiplicidade de brincadeiras. Deixo o link para que vocês encontre algumas inspirações:
O bambolê sensorial é um brinquedo que oferecemos à criança a partir dos 3 meses e antes de que comecem a reptar ou engatinhar. O bambolê se torna uma área de jogo divertida para que a criança, deitada e já capaz de girar a seu próprio redor, possa brincar com uma variedade de objetos com texturas, sons e cores diferentes.

Material necessário
- Bambolê grande
- fitas de várias cores
- objetos de texturas distintas (pompons grandes, livros de pano,
- bonecos de pano pequenos
- figuras geométricas de madeira e pintura atóxica
- tesoura
- fita adesiva
Como fazer um bambolê sensorial
Fazer um bambolê sensorial é algo muito fácil. Você pode usar as cores que quiser ou que tiver disponível. Apenas não exceda. O excesso de cores e estímulos nunca é bom. Passe as fitas coloridas de forma a cobrir todo o bambolê. você pode fazer de duas, três ou dez cores, pode entrelaçar cores distintas… aqui a criatividade é o que conta.
O simples é o melhor. Não coloque dezenas de objetos no bambolê. Opte por alguns poucos objetos. Prime por aqueles com texturas e cores diferentes para que possa estimular a criança.

Considere usar brinquedos de peças únicas que não representem qualquer perigo para a criança. Um laço solto pode ser um dos estímulos. Um laço com um pompom na extremidade também.

Para que o brinquedo fique bem agarrado ao bambolê, primeiro cole a extremidade com durex e enrole a fita até fazer um nó. Os brinquedos que compõem o bambolê sensorial podem ser reajustados seguindo o desenvolvimento da criança. Em outras palavras, se o bebê é ainda pequenino, as fitas podem mais largas para que o brinquedo esteja a seu alcance. Quando notar que consegue começar a girar em torno de seu próprio eixo, pode enrolar um pouco mais a fita no bambolê para motiva-lo a reptar.
Considere evitar a frustração do bebê ou o tédio. Ter tudo à mão pode fazer com que a criança se entedie muito rápido. Ter tudo muito longe pode gerar frustração, já que não pode alcançar o brinquedo. Os desafios devem atender à capacidade real do bebê.
Brinquedos e jogos
Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: Montessori, Waldorf, Pikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.