Vamos brincar com peças soltas? Como você já sabe, todo e qualquer tipo de material pode ser aproveitado pela criança. Basta oferecê-lo e deixar que, com suas mãozinhas, os manipule e de a ele as mais diferentes formas que podem ter ou não relação com sua realidade.

Essa proposta pode ser feita em casa ou em qualquer outro ambiente, como por exemplo em um restaurante ou na sala de espera do médico. Tenha sempre guardado alguns materiais em bolsinhas. Você verá o quanto serão úteis!

Como preparar a provocação

Disponibilize os pregadores e os palitos de picolé sobre a mesa ou sobre o chão. Distribua cada uma das peças de forma aleatória, como se não houvesse uma relação entre elas.

Como brincar com peças soltas

É a própria criança que dará sentido a essas peças, quando começam a uni-las e criar formas com significado ou não.

Veja alguns dos exemplos:

Casa

Uma casa sustentada por vários pregadores. Curioso o trabalho com as formas geométricas.

Boneco

Um boneco a toda regra. É lindo poder ver como, a partir de dois materiais, a criança é capaz de criar um novo e, para isso, apropriar-se de um outro material, como uma caneta.

Flauta

Vamos de música? Um instrumento musical improvisado e o sopro dão o tom da flauta.

O mais interessante dessa atividade é deixar que seja a criança a decidir o que deseja construir. Isso lhe permite estabelecer relações lógicas entre as peças e criar objetos próximos da realidade ou não.

Animamos vocês a terem um olhar atento a todos os materiais que há por casa. Podem ser muito úteis para as crianças trabalharem suas habilidades criativas e de imaginação. Nem sempre é necessário comprar os melhores brinquedos para que se deem as melhores brincadeiras.

Artigos relacionados

Sugerimos um artigo bem interessante de atividade com palitos de picolé para bebês:

Atividade com palitos de picolé para trabalhar a coordenação mão-olho

Deixe Uma Resposta