Muita gente me perguntava como será nosso calendário do advento 2020. Vamos celebrar este ano de uma forma muito diferente. No ano passado contava como nosso calendário do advento era baseado no trabalho com as emoções. Elaboramos uma série de 24 atividade relacionadas às emoções para trabalhar ao longo dos 24 dias que antecediam o Natal. 

Para este ano, nosso calendário do advento não trará propostas de atividades, nem de brincadeiras, muito menos chocolates ou balas. Vamos nos dedicar a que a pequena compreenda melhor a passagem do tempo. Trabalharemos a autonomia, a independência e a paciência. 

No calendário do advento 2020, a Laura vai economizar dinheiro. Cada dia, ela encontrará moedinhas na botinha. Um dia terá uma moeda de maior valor. Em outro, moedas de menor valor. E pode passar de que nem encontre nada. Ao final dos 25 dias, contaremos tudo o que ganhou e poderá comprar o que quiser com o valor. A única exigência é, com o dinheiro comprar uma peça de roupa, um brinquedo e algo de comer

Atividades de Natal para Educação Infantil

Um calendário do advento para trabalhar paciência, autonomia, independência

Para o calendário do advento 2020, partimos da observação das necessidades de Laura no decorrer de todo o ano. A pequena da casa cresceu e tem passado por muitas mudanças em sua própria personalidade as quais nos damos conta. Observamos como é mais consciente de ser um sujeito no mundo. Expressa bem suas opiniões, seus sentimentos e emoções e seus desejos. 

Durante todo o ano, apresentou vontade de ter um ou outro brinquedo mas que, como pais, por considerar inadequado no momento, impedimos a realização deste desejo. Independente do motivo, naquele momento, não nos pareceu oportuno. 

Então, como já lhes expliquei, o nosso calendário do advento 2020 trará para moedas que aparecerão, cada dia, na botinha. O objetivo é, durante os 25 dias, juntar dinheiro que deverá ser investido em uma peça de roupa, um brinquedo e em algo de comer. 

calendario do advento

Como todo calendário do advento, trabalhamos a passagem do tempo. Trabalhamos com a criança a paciência. Para reforçar essa virtude, trataremos de não colocar moedas todos os dias. Alguns deles ficara sem nada. No dia seguinte, compensaremos com um valor maior. A intenção é que apure, ainda mais, sua capacidade de esperar, controlando a ansiedade. Também trabalharemos a frustração. Não encontrar moedas pode gerar esse sentimento. Então, é importante que, no dia seguinte, ao ver que novas moedas aparecem, possa entender que ter paciência e calma pode ajudar a superar o mal momento. Além disso, que faz parte da vida viver bons e maus momentos.

Ter paciência: a grande lição do calendário do advento para as crianças

Por fim, no lugar de apenas esperar o dia do Natal para reunir-se com a família e trocar presentes, o nosso calendário do advento permitirá trabalhar a independência e a autonomia. Laura, como sujeito no mundo, poderá viver o momento em que deseja algo e vê a possibilidade de realizar por si própria. Também se confrontará com a dúvida sobre o que comprar. Terá que fazer escolhas e tomar decisões.  

Atividades de Natal para Educação Infantil

Então, vamos ao nosso passo a passo?!

Nosso calendário ficou bem original e a custo zero porque feito com tudo que tem em casa. E, praticamente, sem nenhum trabalho extra. 

Material necessário
  • Árvore de Natal rústica (veja publicação sobre como fazer)
  • Botinha de Natal
  • Ganchinho
  • Calendário do advento impresso (veja no final desta publicação)
  • Caneta ou adesivos
  • Cofre
  • Moedas
O calendário do advento 2020

Para o nosso calendário do advento, basicamente, utilizamos a árvore de Natal rústica que havíamos feito. Deixo o link da publicação. Tenha em conta que pode utilizar qualquer árvore que tenha em casa. 

Com um ganchinho, colocamos a bota de Natal pendurada. Nela é onde Laura encontrará as moedas. Ao lado da árvore, deixamos um calendário impresso. A pequena da casa deverá, a cada dia que acordar, marcar o dia em que está. Dessa forma, irá contando os dias para o Natal. Para isso, usará uma caneta.

Também deixamos disponível um pequeno cofre de gesso que será quebrado no final dos 25 dias. Prometo fazer uma publicação contando quais foram as escolhas que a pequena fizer de roupa, brinquedo e comida.

calendario do advento ideia

Por que não premiar com doces, balas e chocolates?

O tradicional do calendário do advento é, em cada dia, dar doces, balas e chocolates às crianças. Em geral, os pais tendem a ser bem firmes quanto ao controle dos doces. Então, essa é uma época em que relaxam, premiando a criança com balas, pirulitos, chocolates. 

Temos a sorte de que Laura não gosta de nada disso. Tem 4 anos e 2 meses e nunca comeu chocolate. Acredite se quiser. Sou dessas que tenho que andar explicando aos outros pais que não come porque não quer, não porque não ofereço. Um calendário do advento com balas e doces não faz sentido para ela. 

E, na minha opinião, nem é recomendável. Viciar a criança com coisas que deveriam ser extras não rola, né?!

Por que não vamos propor atividades?

Laura está em período escolar. Está no colégio em período integral. Logo, não vemos sentido em oferecer atividades a ela cada dia. Além disso, somos pais muito presentes. Fora da escola, estamos sempre brincando, propondo passeios, fazendo atividades artesanais juntos. Logo, já não vemos sentido em propor mais e mais coisas e torna-las obrigatórias para se cumprir um calendário. 

No ano passado, trabalhamos as emoções, tal como você pode ver no post abaixo. Mas, para este ano, está descartada qualquer ideia de fazer atividades. 

Calendário do advento das emoções – 24 surpresas para o Natal

Mas, se você deseja fazer atividades, deixo também algumas outras sugestões legais. 

24 atividades para o calendário do advento em família

Calendário do advento para imprimir

Deixo a imagem do calendário do advento que utilizamos. É da web Freepick.

calendario do advento para imprimir

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta